“E preciso empoderar a mulher vítima de desigualdades” - Naidy Parruque

A Esposa do Governador da Província de Maputo, Naidy Parruque, dirigiu sexta-feira, 18 de Março de 2022, no Distrito de Boane, Posto Administrativo da Matola-Rio, em Chinonanquila, a Conferência da Mulher da Província de Maputo.

O Gabinete da Esposa do Governador de Maputo, ao embarcar na iniciativa Celebrar a Mulher, pretende pragmatismo e firmeza para promover a iniciativa de empoderamento e apoio a mulher que actua no sector da economia, doméstica.

O Gabinete da Esposa do Governador de Maputo recebeu da EMOSE e SOTUX um apoio em produtos de primeira necessidade, Kits de emprego, carinhas de rodas no valor de 350.000,00Mt para apoiar as famílias necessitadas. Na ocasião, mamã Naidy avançou que ambos os parceiros, irão liderar a provisão dos meios e produtos para que cheguem aos beneficiários, cabendo ao Gabinete a sua monitoria.

Na ocasião, Naidy Parruque saudou a Câmara de Comércio e Indústria Juvenil e a Câmara de Comércio de Moçambique pela iniciativa Celebrar a Mulher e pela escolha da Província de Maputo para acolher a conferência. Igualmente, destacou a importância da iniciativa na luta contra a desigualdade e a violência baseada no gênero e a remuneração equitativa. Afirmou que a mulher tem sido o garante da reposição das gerações, educadora, a mão que madruga e abastece os mercados, ela é a cuidadora das famílias e da Comunidade.

A Esposa do Governador de Maputo disse que as mulheres estão presentes em quase todas funções, esforçando-se bastante para enfrentar a dupla jornada do posto de trabalho e das actividades domésticas de cuidar dos filhos, da casa e do marido. Por isso elas merecem atenção especial, pela condição especial na qual se encontram, pois, além de mães, são donas de casa e trabalhadoras.

Naidy Parruque apelou a todos parceiros de cooperação para unir esforços na consciencialização da sociedade através de campanhas e palestras com vista a luta contra a violência baseada no gênero. Referiu que diante das conquistas alcançadas há que reconhecer os desafios que ainda há por ultrapassar, pois prevalecem ainda o analfabetismo, a violência baseada no gênero, casamentos prematuros, tráfico de mulheres e da rapariga.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque