Inaugurado Centro de tratamento de Tuberculose na Província de Maputo

 

Foi ontem, 23 de Março, inaugurado na Cidade da Matola, Província de Maputo, o Centro de Excelência de Tuberculose. A cerimónia foi dirigida pelo Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, e contou com a participação do Ministro da Saúde, Armindo Tiago, Secretária de Estado na Província de Maputo, Vitória Diogo, parceiros de cooperação e outros convidados.

Falando na ocasião, Vitória Diogo destacou que o Centro de Tratamento de Tuberculose representa uma resposta do Estado à necessidade de implementar e gerar melhores práticas em vigilância, prevenção, diagnóstico, investigação e tratamento da tuberculose resistente na Província de Maputo, em particular, e no país, em geral.

A edificação de infra-estruturas durou oito meses e custou 105 milhões de meticais, tendo sido construido no recinto onde funciona, igualmente, o Hospital Geral da Machava, especializado no tratamento de doentes de tuberculose. O novo centro hospitalar está especificado para o tratamento e seguimento em regime de internamento e ambulatório dos pacientes resistentes e multi-resistentes da tuberculose.

O Centro de Excelência dispõe de 20 quartos suites, onde passarão a ser internados os pacientes.  A construção da unidade está inserida nas estratégias do Governo, em coordenação com os seus parceiros com vista a fazer face a ameaça da tuberculose multi-resistente e extremamente resistente, no país. Pretende-se ainda acelerar o objectivo governamental que se centra na erradicação da doença.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque