Província de Maputo celebra Dia da Poesia

 

A Província de Maputo celebrou na Segunda-feira, 21 de Março de 2022, o Dia Internacional da Poesia cuja cerimónia foi dirigida por José Parruque, Governador da Província de Maputo acompanhado pela sua Esposa Naidy Parruque. O evento teve lugar nas instalações da Direcção Provincial da Cultura e Turismo, na cidade da Matola, que coincidentemente foram reinauguradas na mesma efeméride após a sua reabilitação e ampliação.

O evento foi colorido por um cardápio artístico-cultural diversificado com gastronomia típica, espectáculo musical com Roberto Chitsondzo e Kiluwa, dança com Makwayela da Paz, Melco, Mapindza, Xigubo Matanato, humor com Nwantsongo & Bufalo e poesia com os Poetas do Monte.

O Governador de Maputo saudou a data explicando o alinhamento de Maputo, Província Cultural, ao país e ao mundo inteiro na celebração do Dia Internacional da Poesia que se ancora na conservação e preservação do património cultural material e imaterial. Disse também que celebrar o dia da poesia é comemorar a diversidade linguística, valorizar as línguas autóctones, a livre criação de ideias através de palavras e manifestação literária aberta.

Júlio Parruque encorajou aos criadores a produzir obras de qualidade, bem como o xithokozelo (recitar a poesia à maneira local) e que ajudem para o seu sustento. No fim, apelou aos presentes, principalmente a classe artística, para incansavelmente aderir ao movimento solidário de angariação de apoios aos irmãos vítimas dos eventos ciclónicos no centro e norte do país.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque