Raparigas de Taninga recebem uniforme escolar

 

O Governador da Província de Maputo, Júlio Parruque, dirigiu no dia 16 de Março de 2022 a cerimónia de entrega simbólica de 233 uniformes escolares na EPC de Milalene, Distrito da Manhiça no âmbito do programa “Eu Sou Capaz”, cuja patrona é Dra. Isaura Ferrão Nyusi, Primeira Dama da República de Moçambique.

Com a duração de 3 anos, o programa vai alcançar mais de 13.800 raparigas dos Distritos da Manhiça, Matola e Matutuíne distribuindo uniformes escolares, máscaras, kits de higiene menstrual e bicicletas, com o claro Objectivo Estratégico de promover um sistema educativo e inclusivo, eficiente e eficaz, que responda as necessidades do desenvolvimento humano.

Júlio Parruque saudou o Governo Central liderado por Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República que através da Secretaria do Estado da Juventude e Emprego contemplou a Província de Maputo nesta iniciativa de empoderamento da rapariga, potenciando a sua retenção na escola e o envolvimento das comunidades como agentes de mudança.

O Governante destacou a importância do programa para a luta contra os casamentos prematuros, o abuso sexual, a gravidez precoce, a violência baseada no género, o consumo de drogas, factores que concorrem para a desistência da rapariga. Tendo recomendado a comunidade para apropriar-se da iniciativa estimulando a rapariga a fazer o bom uso dos espaços seguros criados na escola.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque