Inaugurada a terminal ferroviária de transito de minérios em Ressano Garcia

A Província de Maputo acolheu no dia 30 de Março de 2022, no Posto Administrativo de Ressano Garcia, Distrito da Moamba, a Cerimónia de Inauguração da Terminal Ferroviário de Trânsito de Minérios, um empreendimento construído em parceria com a CFM e TLG. O acto foi presidido por Abdulai Janfar, Ministro dos Transportes e Comunicações.

Janfar disse que o investimento de cerca de 20 milhões de dólares para a construção e operacionalização de todo o projecto deste terminal, é parte das medidas em curso para tornar o corredor de Maputo mais competitivo e eficiente, de modo a gerar mais postos de trabalho no sector dos transportes e Comunicações.

O Ministro dos Transportes e Comunicações explicou que só com a entrada em funcionamento deste terminal, foi possível gerar mais 40 novos empregos directos dos quais 30 trabalhadores foram contratados na vila de Ressano Garcia.

Com esta inauguração, a Terminal passará a manusear cerca de 2.1 milhões de toneladas de minérios por ano, o que corresponde a cerca de 180 mil toneladas por mês, retirando cerca de 170 camiões por dia da Estrada Ressano – Maputo". 

Na ocasião, Paulo Cossa, Director Provincial dos Transportes e Comunicações de Maputo, em representação de Sua Excelência Governador, disse que, este projecto, enquadra-se nos objectivos estratégicos da Província de Maputo, para o desenvolvimento do sistema de transporte e no aumento da capacidade logística para o manuseamento da carga via ferroviário.

Saudou a visão do Governo Central de tornar a Província de Maputo, um Corredor de excelência a nível do País e da região do Interland, destacando que o empreendimento irá contribuir para redução do número de camiões que transitam na (EN4) propiciando que a via se torne mais segura, reduzindo o registo de casos de sinistralidade rodoviária.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque