Silva Livone eleito Secretário-geral da OJM

 

A Escola Central do Partido FRELIMO, localizada na Província de Maputo, Cidade da Matola, acolheu entre os dias 20 e 21 de Maio o II Congresso da Organização da Juventude Moçambicana (OJM), braço Juvenil do Partido FRELIMO.
A abertura do evento foi abrilhantada com a presença do Presidente do Partido FRELIMO e da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi e contou com a participação dos delegados a nível nacional, bem como dos convidados do maior evento da agremiação.
Na ocasião o presidente do partido afirmou que a OJM posiciona-se como o braço Juvenil do Partido FRELIMO, grupo Juvenil mais dinâmico e organizado do País, mantendo o seu núcleo duro, graças a orientação e respeito ao Partido em Relação à Juventude.
Afirmou ainda que um dos maiores desafios da OJM é a sua sustentabilidade e a maximização da sua gestão, assim como a criação de fontes altertivas de renda, aproveitamento de seus quadros e não menos importante, o rejuvenescimento da OJM.\
O Presidente Filipe Jacinto Nyusi, em jeito de saudação, afirmou que o limite máximo para concorrer ao Cargo de Secretário-geral da OJM é de 30 anos. Permitindo assim, que termine o seu mandato com 35 anos. Com essa idade, deverá continuar à apoiar a Juventude, ao emprestar o seu saber e experiência.
O Presidente deixou claro, que ao atingir a idade máxima para ser membro da OJM, o Membro não deixa de fazer parte do Partido FRELIMO, permitindo assim, que a OJM seja o espaço de forja e de preparação para desafios maiores, tendo apelado a transparência, idoneidade nos processos.
O Presidente do Partido terminou a sua intervenção felicitando ao Secretariado da OJM pela forma abnegada, eficaz e apaixonada com a qual organizou e dirige o II Congresso da OJM, mesmo ciente de estar a deixar o cargo, tendo declarado aberta a secção do II Congresso da OJM.
O braço Juvenil do Partido FRELIMO orientou diversas actividades, dentre as quais manifestações culturais e debates para o fortalecimento dos documentos que foram produzidos no Congresso.
Importa referir, que em meio à diversidade de actividades, o evento teve o seu momento mais elevado com a eleição do novo Secretário-geral da OJM, Silva Fernando Livone, que sagrou-se vitórioso com um total de 93 votos, equivalentes a 60%, num processo que teve como concorrente Gimésio Candido, que teve um total de 61 votos, correspondente a 40%.
Silva Livone é membro da OJM, natural da Província da Zambézia, que chega a liderança da OJM depois de vários anos de experiência na base, tendo na área política exercido funções de Secretário do Comité de Célula, Secretário Distrital, bem como de Secretário Provincial para a área de Mobilização a nível da Zambézia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque