Distrito de Magude regista o 125º ano do assassinato de Maguiguana Khossa

O Distrito de Magude acolheu ontem, 10 de agosto de 2022, as comemorações dos 125 anos do assassinato de Maguiguana Khossa em Mapulanguene. As celebrações foram dirigidas pela Directora do Gabinete do Governador da Província de Maputo, Kátia Come, que destacou a necessidade de se valorizar o legado patriótico dos nossos heróis, nossos ancestrais.
Com danças e músicas tradicionais, mensagens a população manifestou a sua admiração e respeito aos seus ancestrais num ambiente bastante acorrido pelas comunidades circunvizinhas do Posto Administrativo de Mapulanguene. Igualmente, saudou o Governo Provincial pelas acções concretas para o desenvolvimento da região, com destaque para a construção da Central Eléctrica.
Kátia Come referiu que a bravura dos nossos ancestrais é fonte de inspiração para todos, sobretudo para juventude inspirando para enfrentar com bastante determinação os desafios e inimigos de hoje como caminho para a manutenção da Unidade Nacional e da Paz, incluindo a preservação da grandeza da identidade cultural.
Num outro desenvolvimento, a Directora do Gabinete referiu que a data carregava um valor acrescentado por ser o Dia Africano da Descentralização e Desenvolvimento Local, comemorado sob o lema “Fazer da segurança alimentar uma prioridade fundamental para o desenvolvimento territorial e cooperação”.
Come enfatizou que a data constitui um momento de reflexão em torno da Governação Descentralizada Provincial num contexto em que todos são convidados a trabalhar e produzir mais para fazer face aos desafios do elevado custo de vida e da covid-19. Exortou a todos para a vigilância dos inimigos do desenvolvimento devendo acatar as orientações no Pacote de Medidas de Aceleração Económicas proferidas terça-feira pelo Chefe Estado, Filipe Nyusi.
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque