Governador de Maputo satisfeito com a paridade do género no CEP

 

O Gabinete da Mulher Parlamentar da Assembleia da República, encabeçado pela respectiva Presidente, Maria Marta, foi recebido Segunda-feira, 01 de Agosto de 2022, em audiência pelo Governador Júlio Parruque no seu Gabinete de trabalho na Matola, tendo apresentado o Informe sobre a implementação da legislação no domínio da Igualdade do Género.
O Governador Parruque apresentou importantes realizações transversalmente como seja nas escolas, postos de trabalho, entre outras, com destaque para objectivos e metas visando a igualdade de género e empoderamento da mulher incluindo a prevenção e combate à violência baseada no género.
O Governante frisou que o balanço do seu executivo faz um balanço positivo visto que os números com uma taxa de crescimento populacional de cerca de 4.1% e 96% de densidade populacional, sendo que é a província com a menor taxa de analfabetismo do País, 12%.  À margem do encontro, apelou a criação de instrumento que regula o pagamento das pensões às mulheres.
Maria Marta, Presidente do Gabinete da Mulher Parlamentar, referiu que o Gabinete que dirige está de visita na Província para verificar e avaliar a implementação das leis de protecção da mulher e criança. Felicitou o Governador da Província de Maputo por ter alcançado paridade na composição do Conselho Executivo Provincial (CEP), símbolo da valorização da mulher.
A Presidente reconheceu o esforço do CEP na luta contra as adversidades próprias da conjuntura social que reprime e recrimina a mulher. Sendo que as Deputadas da sua comitiva saudaram as realizações de resposta como sejam a formação de 96 raparigas mentoras, 110 líderes comunitários, 64 provedores de saúde, palestras e debates, entre outras acções apresentadas pelo Governador.
As visitantes da Casa do Povo recomendaram ao órgão para continuar a divulgar as leis, com maior destaque para a Lei das Sucessões, que é a que tem trazido mais problemas principalmente nas zonas rurais. Exortam ainda para trabalhar com a AMETRAMO e Líderes Religiosos para travar os crimes ligados à acusação de feitiçaria.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque