Lançado livro sobre património cultural na Província de Maputo

 

A Província de Maputo lançou sexta-feira última, 29 de Julho de 2022, o Livro Sobre o Património Cultural, da autoria de Matilde Muocha, Docente e Investigadora do Instituto Superior de Artes e Cultura, no âmbito do projecto Raízes e Cultura, Empreendedorismo Cultural e Reforço da Identidade e Cultura Moçambicana.
A obra, segundo a autora, Matilde Muocha, é um manual que retrata a riqueza do património cultural, factos que destacam a Província de Maputo relativamente às outras como sejam, a Dança, Música (incluindo os instrumentos), Artesanato, Literatura Oral e Jogos Tradicionais, assim como o uso contemporâneo.
O Governador da Província de Maputo, que dirigiu a cerimónia de lançamento, destacou a combinação harmoniosa da obra e do local escolhido para o lançamento, Cidade da Matola, Capital da hospitaleira Província do Maputo, visando inspirar e informar ao leitor sobre a protecção e conservação das manifestações culturais.
Júlio Parruque enfatizou que a obra buscou trazer o conhecimento em torno do património cultural com vista a sua utilização nos tempos de hoje, para o reforço da identidade cultural, bem como para a promoção do empreendedorismo, agregando a função turística que lhe é intrínseca.
O Governante reiterou o interesse do seu executivo no desenvolvimento de acções de valorização da cultura de Maputo Província, tendo avançado que a Dança Xigubo, típica e oriunda desta terra e igualmente os seus instrumentos e adereços, candidatou-se a Património Cultural da Humanidade. Por isso mesmo com este livro “podemos promover cada vez mais o turismo à distância” - concluiu.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque