OJM em Moamba visita Conselho de Círculo de Nlhanguene

 

No contexto da execução do plano anual, o Secretário Distrital da Organização da Juventude Moçambicana (OJM) em Moamba, Filipe Bila, visitou neste sábado, 13 de Agosto o conselho de círculo de Nhlanguene na Zona de Pessene. 
O Secretário Bila partilhou com os jovens de Nlhanguene as decisões tomadas pelo II congresso da OJM, explicou o que motiva o elevado custo de vida no país e não só, tendo os sensibilizados a não aderir a manifestações pois estas só aumentam o custo de vida.
“Quando há manifestações aquele que devia ir trabalhar para no fim do dia voltar com dinheiro de pão, não tem como ir e dia seguinte a família sente necessidade do pão, a mamã que tinha que ir no Zimpeto e em outros locais “gwevar”, não tem como sair, ela passa fome juntamente com os seus clientes, as empresas param de produzir e o custo de vida aumenta mais”, avançou.
Por outro lado, o líder da juventude da FRELIMO na Moamba, sensibilizou os jovens a cumprirem com o dever estatutário, o pagamento de quotas. Segundo Bila, para o funcionamento de qualquer organização ou mesmo igreja é necessário que os membros contribuam, “por isso da mesma forma como contribuirmos através do dízimo na igreja, sem o pastor ir a nossa trás, vamos igualmente contribuir aqui na nossa organização sem esperar que o responsável do DAF venha exigir”, frisou Bila.
A justiça pelas próprias mãos é mais um ponto que o Secretário distrital da OJM abordou aos jovens, “dizia o líder não estar a favor dos ladrões, mas nunca devemos sujar as nossas mãos tirando a vida de outrem, ao neutralizar o ladrão deve ser encaminhado às autoridades policiais e estes vão abrir processo e temos que ter o número do processo para sabermos dar seguimento ao caso, aquilo que aconteceu  aqui no nosso vizinho Maluana, não pode acontecer no nosso distrito e na nossa zona em particular”, disse.
Durante a visita os jovens abordaram a falta de água potável no bairro, pois a água existente no bairro é salubre, a falta de material desportivo, e também a falta de bandeira da OJM. 
Em resposta o líder afirmou que este fenómeno não só é predominante naquele bairro mas também em alguns bairros da localidade Sede, visto que o lençol freático é propenso a água salubre contudo o governo está a trabalhar em prol desta problemática de modo a trazer água para toda  população embora este processo leve tempo visto que o país está a registar uma crescente densidade populacional havendo também a necessidade de construção de diversas infra-estruturas tais como escolas, estruturas melhoradas, água, energia, hospitais e outros, “o dinheiro que devia minimizar ou resolver essas e outras preocupações é este que dia após dia deve ser canalizado aos nossos irmãos que tiveram que abandonar os seus lugares de origem e os seus empregos por conta da guerra movida pelos terroristas em Cabo Delgado, por isso estejamos vigilantes e não nos deixemos enganar por promessas as vezes aliciantes para vender o nosso país”, rematou Bila .
O líder encorajou ainda a prática de desporto em geral que é fundamental para o estado de saúde dos seres humanos, e para fechar prometeu também criar mecanismos para oferecer uma bola à juventude da FRELIMO em Nhlanguene. 
Durante a deslocação o Secretário distrital da OJM, fez - se acompanhar pelas camaradas Fátima Timane, chefe do gabinete do Secretário distrital, Felismina Jovo, Membro do Conselho Provincial e Maria Dádiva Uetela, Membro do Conselho Distrital e Secretária do Conselho de Círculo de Madinguine “A”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque