Província de Maputo acolhe cerimonias centrais do dia internacional de alfabetização

 

A Província de Maputo acolheu ontem, 08 de Setembro de 2022, as Cerimónias Centrais do Dia Internacional da Alfabetização cuja comemoração foi presidida pela Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Rita Namashulua, em Motaze, Distrito de Magude.
O Governador da Província de Maputo Júlio Parruque, na sua intervenção, reiterou o compromisso  de intensificar as acções de sensibilização e de contínua melhoria da qualidade de ensino para reduzir os actuais 12% de analfabetismo para 8%. E assim, garantir que todos saibam ler e escrever, perpetuando a grande conquista da Independência Nacional.
Júlio Parruque referiu-se ao crescimento positivo de 2021 a 2022 na alfabetização nomeadamente o número inscritos que cresceu em 81%, aumento de 41 Centros Alfabetização, contratados 267  alfabetizadores e um aproveitamento em 95% em 2021 e 1º Semestre de 2022.
Por seu turno, a Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano destacou que a Alfabetização visa o Desenvolvimento do Capital Humano sendo primordial a necessidade de todos se comprometerem garantir o acesso às oportunidade de escolarização àqueles que por qualquer razão não puderam estudar em tempo oportuno.
Carmelita Namashulua disse que o lema escolhido para o presente ano clama pela necessidade de reforçar acções de sensibilização nas comunidades para que mais jovens e adultos aprendam a ler e escrever. Referenciou que a nível nacional a taxa de analfabetismo é de 37% onde mais de 50% são mulheres, facto que reforça a necessidade de maior investimento no género para que ela participe cada vez mais nos processos de desenvolvimento.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque