Aprovado o Plano Anual de Actividades e Orçamento do Conselho Municipal da Cidade da Matola (CMCM) para o ano 2023

 

A Assembleia Municipal da Cidade da Matola, apreciou nesta terça-feira, 17 de Outubro de 2022, satisfatoriamente as propostas do Plano Anual de actividades e Orçamento do Conselho Municipal da Cidade da Matola (CMCM) para o exercício 2023.
Na sua apresentação, o Presidente do CMCM, Calisto Cossa, destacou acções relacionadas a construção, da estrada Nkobe – Circular (Matlemene) num percurso de 2000m, Mukatine – Ngolhoza – Muhalaze, num percurso de 12 600 metros, e Tchumene – Matola Gare - Siduava, num percurso de 8 300 metros.
Nota positiva vai também para a conclusão da construção da 5ª parte da vala de drenagem no Bairro Fomento, numa extensão de 450m, construção do canal de drenagem no Bairro da Liberdade (Matomana) numa extensão de 1.300m que irá se conectar ao canal C1 já existente, construção de raiz, do Mercado na intercessão dos Bairros Muhalaze, Matlemele e Nwamatibjana, reabilitação de sanitários no Mercado Madruga.
No domínio de Desenvolvimento Social e Humano, a edilidade da Matola pretende contribuir para o apetrechamento com carteiras nas Escolas Primárias Completas (EPCʾs) e regularizar os seus espaços.
O Plano de Actividades para o exercício 2023, realça também a aquisição de novos contentores para recolha de resíduos sólidos, reabilitação de 12 campos de futebol 11, emissão de mais de 5000 DUAT’S.
Ainda nesse período, serão construídas infraestruturas no Cemitério Municipal de Ndlavela, nomeadamente, sanitários públicos, sistema de abastecimento de água e uma capela.
Na componente económica, a Autarquia pretende  flexibilizar os serviços municipais com a intrudução de plataformas digitais para o cadastro dos contribuintes e pagamento de taxas e impostos municipais.
Para viabilizar a implementação deste Plano, o CMCM, conta com um orçamento de 1.24 bilhões de Meticais, sendo que 53% representa a Receita Própria, 42% Transferências do Estado e 5% Outras Receitas.
Ainda nesta sessão, foi aprovada a 1ª revisão do Plano Anual de Actividades e Orçamento do CMCM e o Fundo de Funcionamento da Assembleia, para o ano 2023.
O Presidente do CMCM, Calisto Cossa  garantiu o cumprimento integral do plano tendo avançado que vai continuar com acções que visam uma maior participação dos munícipes, através da promoção do dialogo permanente com os diversos actores de desenvolvimento (sociedade civil, partidos políticos e munícipes em geral).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque