Distrito de Marracuene recorda o seu papel na História da Independência Nacional

 

A história não se resume apenas com a resistência dos Guerreiros de Gwaza Muthini ou do nosso herói das artes e cultura Malangatana.

Com o nosso grito de povo guerreiro, o Distrito de Marracuene sempre fez parte de um Moçambique melhor, iniciado com a batalha de Gwaza Muthini, mas também fizemos parte na preparação dos nossos líderes para a conquista da independência nacional.

Parte desta história está devidamente conservada e no dia 30 de Outubro, o distrito recebeu no local o casal Armando Emílio Guebuza, antigo presidente da República de Moçambique e também os filhos do herói de libertação nacional Nyeleti Mondlane e Eduardo Mondlane jr.

Eduardo Chivambo Mondlane foi um dos fundadores e primeiro presidente da Frente de Libertação de Moçambique, a organização que lutou pela independência de Moçambique do domínio colonial português, nascido em Manjacaze, fez Parte do Ensino Primário (sala de aulas), e se refugiava da Polícia Portuguesa (PIDE) a sobra da arvore-tronco em Marracuene.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Novo Administrador de Marracuene encorajado a estimular o crescimento do distrito em alusão

Carlos Mourinho dirige Seminário Distrital de Indução sobre Assuntos da Juventude

Governador de Maputo confere posse a nova Directora Provincial da Educação e Assessora Económica do Governador da Provincia