Governador de Maputo impressionado pela Estrada Circular Interna da Matola
O Governador da Província de Maputo, Júlio Parruque, iniciou quinta-feira, 27 de Outubro de 2022, uma visita de trabalho ao Distrito e Município da Matola, no âmbito da Governação Local, tendo sido porta de entrada o Bairro Mukhatine, local onde termina o projecto da estrada Circular Interna da Matola que interliga os bairros em expansão dos Postos Administrativos do Infulene e da Machava.
Trata-se de um projecto de pouco mais de 25 milhões de Meticais com vista a interligação dos 46 bairros da Cidade da Matola. O Governante considerou a empreitada uma acção revolucionária da edilidade da Matola que vem consolidando a expansão do Grande Maputo nos novos bairros, através de vias de acesso e implantação de serviços sociais básicos.
No fim da visita a rodovia, o Chefe do Executivo Provincial de Maputo entregou 5 novas salas de aula da Escola Secundária de Siduava, construídas pelo Conselho Municipal da Matola, e inaugurou ainda um furo de água que funciona a energia solar. “Esta é uma acção bastante significativa na eliminação das turmas ao ar livre na Matola e na Província, bem como na redução das distâncias que os alunos percorriam a procura do Ensino Secundário” - sublinhou Júlio Parruque.
Para dar mais sentido ao momento, o Presidente do Município da Matola, Calisto Cossa procedeu a entrega do DUAT e a planta topográfica à escola, ao que o Governador Parruque considerou um gesto nobre pois o terreno ocupado pela escola já está registado, protegendo-a contra oportunistas de terrenos. Exortou a comunidade para zelar pela segurança e manutenção das infraestruturas recebidas.
Para a promoção do movimento desportivo, Júlio Parruque entregou material desportivo de futebol, basquete, ginástica e de xadrez aos núcleos desportivos reconhecendo que a Província de Maputo é o celeiro de novos talentos desportivos a nível nacional, facto comprovado pelas Escolas Secundárias da Liberdade e da Matola que venceram a fase nacional dos jogos pan-africanos promovidos pela SADC.
O Pai da Província de Maputo reafirmou o compromisso do seu Executivo com a educação, exortando aos pais para matricular as crianças da primeira classe por forma a garantir que nenhuma criança fique de fora. Igualmente exortou aos alunos para não aderir ao desencaminhamento das drogas e bebidas alcoólicas.
Comentários
Enviar um comentário