Governador de Maputo impressionado pela Estrada Circular Interna da Matola

 

O Governador da Província de Maputo, Júlio Parruque, iniciou quinta-feira, 27 de Outubro de 2022, uma visita de trabalho ao Distrito e Município da Matola, no âmbito da Governação Local, tendo sido porta de entrada o Bairro Mukhatine, local onde termina o projecto da estrada Circular Interna da Matola que interliga os bairros em expansão dos Postos Administrativos do Infulene e da Machava.
Trata-se de um projecto de pouco mais de 25 milhões de Meticais com vista a interligação dos 46 bairros da Cidade da Matola. O Governante considerou a empreitada uma acção revolucionária da edilidade da Matola que vem consolidando a expansão do Grande Maputo nos novos bairros, através de vias de acesso e implantação de serviços sociais básicos.
No fim da visita a rodovia, o Chefe do Executivo Provincial de Maputo entregou 5 novas salas de aula da Escola Secundária de Siduava, construídas pelo Conselho Municipal da Matola, e inaugurou ainda um furo de água que funciona a energia solar. “Esta é uma acção bastante significativa na eliminação das turmas ao ar livre na Matola e na Província, bem como na redução das distâncias que os alunos percorriam a procura do Ensino Secundário” - sublinhou Júlio Parruque.
Para dar mais sentido ao momento, o Presidente do Município da Matola, Calisto Cossa procedeu a entrega do DUAT e a planta topográfica à escola, ao que o Governador Parruque considerou um gesto nobre pois o terreno ocupado pela escola já está registado, protegendo-a contra oportunistas de terrenos. Exortou a comunidade para zelar pela segurança e manutenção das infraestruturas recebidas.
Para a promoção do movimento desportivo, Júlio Parruque entregou material desportivo de futebol, basquete, ginástica e de xadrez aos núcleos desportivos reconhecendo que a Província de Maputo é o celeiro de novos talentos desportivos a nível nacional, facto comprovado pelas Escolas Secundárias da Liberdade e da Matola que venceram a fase nacional dos jogos pan-africanos promovidos pela SADC.
O Pai da Província de Maputo reafirmou o compromisso do seu Executivo com a educação, exortando aos pais para matricular as crianças da primeira classe por forma a garantir que nenhuma criança fique de fora. Igualmente exortou aos alunos para não aderir ao desencaminhamento das drogas e bebidas alcoólicas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque