Governador de Maputo lança campanha de educação nutricional

 

O Governador da Província de Maputo, Júlio José Parruque, presidiu no dia 17 de Outubro de 2022, no Distrito de Matutuíne, a cerimónia provincial do Lançamento da Campanha de Educação Nutricional o auge das comemorações do Dia Internacional da Mulher Rural, e do Dia Mundial da Alimentação, assinalados nos dias 15 e 16 de Outubro, respectivamente.

Na ocasião, o Governante felicitou as mais de 354.000 mulheres rurais da Província de Maputo, pela passagem do seu dia assinalado no passado 15 de Outubro, facto que eleva o seu papel social cujo engajamento contribuiu consideravelmente para a redução da desnutrição crónica posicionando a nossa província em primeiro lugar, com a taxa de 8%, a mais baixa do País.

O Pai da Província de Maputo reiterou que o índice mais baixo que a Província que dirige ostenta, nutre o seu executivo da necessidade de acabar com a desnutrição crónica até 2030, convocando por isso os homens para que comparticipem removendo os principais obstáculos dos tabus alimentícios em prol do desenvolvimento harmonioso e o bem das crianças.

Júlio Parruque referiu ainda que é necessário que a Província trabalhe para capitalizar a sua posição facto adensado pelas reservas das hortícolas, frutas de mais de 137t da produção agrícola e 95mil toneladas de tubérculos, frango com mais de 10 mil toneladas de reservas, só para citar. Enfatizou que a exposição que visitou e as manifestações culturais condimentam a necessidade de uma alimentação equilibrada.

Em nome de Sua Excelência, Dra. Isaura Ferrão Nyusi, 1ª Dama da República de Moçambique, o Governador da Província de Maputo recomendou reforço dos cuidados de saúde na idade fértil, durante a gravidez, durante a amamentação até os 2 anos de vida, de modo a garantir atempadamente a reversão da desnutrição crónica.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque