Governador de Maputo lança campanha de educação nutricional
O Governador da Província de Maputo, Júlio José Parruque, presidiu no dia 17 de Outubro de 2022, no Distrito de Matutuíne, a cerimónia provincial do Lançamento da Campanha de Educação Nutricional o auge das comemorações do Dia Internacional da Mulher Rural, e do Dia Mundial da Alimentação, assinalados nos dias 15 e 16 de Outubro, respectivamente.
Na ocasião, o Governante felicitou as mais de 354.000 mulheres rurais da Província de Maputo, pela passagem do seu dia assinalado no passado 15 de Outubro, facto que eleva o seu papel social cujo engajamento contribuiu consideravelmente para a redução da desnutrição crónica posicionando a nossa província em primeiro lugar, com a taxa de 8%, a mais baixa do País.
O Pai da Província de Maputo reiterou que o índice mais baixo que a Província que dirige ostenta, nutre o seu executivo da necessidade de acabar com a desnutrição crónica até 2030, convocando por isso os homens para que comparticipem removendo os principais obstáculos dos tabus alimentícios em prol do desenvolvimento harmonioso e o bem das crianças.
Júlio Parruque referiu ainda que é necessário que a Província trabalhe para capitalizar a sua posição facto adensado pelas reservas das hortícolas, frutas de mais de 137t da produção agrícola e 95mil toneladas de tubérculos, frango com mais de 10 mil toneladas de reservas, só para citar. Enfatizou que a exposição que visitou e as manifestações culturais condimentam a necessidade de uma alimentação equilibrada.
Em nome de Sua Excelência, Dra. Isaura Ferrão Nyusi, 1ª Dama da República de Moçambique, o Governador da Província de Maputo recomendou reforço dos cuidados de saúde na idade fértil, durante a gravidez, durante a amamentação até os 2 anos de vida, de modo a garantir atempadamente a reversão da desnutrição crónica.
Comentários
Enviar um comentário