OJM em Moamba visita Conselho de Zona de Ressano Garcia

 

No prosseguimento das visitas de monitoria e avaliação aos Conselhos de Zona do distrito de Moamba, o Secretário Distrital (SD) da Organização da Juventude Moçambicana (OJM), Filipe Bila, visitou esta Segunda-feira, 24 de Outubro, a Zona de Ressano Garcia.
O dia começou com a realização de uma sessão extraordinária do Secretariado da Zona alargada aos membros do conselho da Zona e outros quadros.
No decurso da actividade foi apresentado o relatório detalhado das actividades correspondentes ao período de Maio a Setembro do ano em curso.
É importante destacar que neste informe, que os Jovens de Ressano Garcia prestaram saudação ao Presidente do Partido FRELIMO, Filipe Jacinto Nyusi pela forma sábia como têm conduzido os destinos do país, mesmo diante de vários desafios.
Filipe Bila, como forma de auscultar os jovens, conceder voz aos presentes para deixarem ficar suas inquietações e propostas de soluções, posto isso a juventude reunida expôs dentre vários problemas a questão da insuficiência de água na Zona Ressano Garcia e o acesso ao emprego. Estas questões foram registradas pelo SD e mereceram maior atenção.
Após a sessão, o Secretário Distrital reuniu com os jovens influentes desta Zona, onde constatou que a maioria já faz parte da OJM, facto que alegrou o SD. Apresentado o ponto de situação, económico e social pelos presentes, Filipe Bila exortou a juventude presente a continuar a influenciar e representar a camada juvenil de forma positiva, como já tem feito, para manutenção da estabilidade e confiança aos jovens.
Por ser um grupo de jovens activos, o secretário Distrital da OJM visitou ainda o Círculo de Chanculo, onde se reuniu com jovens proactivos, que mesmo debaixo de muita chuva não desistiram de participar do encontro com o seu SD, Filipe Jonas Bila.
No decurso da reunião expuseram para o seu representante a problemática da demora no reassentamento, âmbito do projecto de construção da barragem Moamba Major, facto este que os tem feito residir em casas precárias. Pediram ainda, ajuda devido a falta de energia eléctrica no Centro de saúde local.
Todas as inquietações foram registadas pelo Secretário Distrital que prometeu encaminhá-las para os órgãos de governação no distrito.
Por todos os encontros o Secretário Distrital sensibilizou para questão da aderência nas matrículas da 1ª classe, aderência a campanha de vacinação - dose de reforço para o combate à Covid-19 e 1ª dose para adolescentes dos 12 aos 17 anos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque