“A vitória da FRELIMO nos pleitos eleitorais é um imperativo patriótico” - Roque Silva

 

A vitória da FRELIMO nos pleitos eleitorais que se avizinham é um imperativo patriótico e uma questão de soberania, para que o partido continue a cumprir a missão que a história lhe reserva, afirmou neste domingo, 13 de Novembro, Roque Silva, Secretário-geral (SG) do partido no encerramento do seminário de indução dos Membros dos Secretariados do Comité Central e Provinciais.
No evento de três dias, realizado na escola central do partido na Matola, Província de Maputo, Roque Silva referiu que com a realização do 12° Congresso abriu-se um novo ciclo político do nosso Partido.
“O ciclo político que agora inicia, reserva grandes desafios ao nosso Partido, cujo centro de gravidade assenta na preparação da nossa vitória nas Eleições Autárquicas de 2023 e nas Eleições Gerais de 2024”- afirmou o SG.
Com o efeito, Roque Silva apelou aos membros dos Secretariados do Comité Central e Provinciais e da cidade de Maputo, para desde já, avançar com a celeridade necessária, na preparação das bases da vitória eleitoral, cujo primeiro passo deve ser a criação de condições para a instalação dos Gabinetes de Preparação das Eleições Autárquicas.
O SG da FRELMO disse ainda que, uma vez que a nível do Governo, e no quadro do princípio de gradualismo, foi já aprovada a extensão dos Municípios, com a criação de novos, o nosso esforço, no plano imediato, os dirigentes do partido nas províncias e na cidade de Maputo, devem estar concentrados na dinamização do funcionamento das estruturas de base do Partido nessas unidades territoriais.
Em paralelo, Roque Silva instou os membros dos Secretariados do Comité Central e Provinciais e da cidade de Maputo a reforçar o desempenho do Partido, no interesse de consolidar a vitória nos Municípios sob gestão da FRELIMO.
Sobre o seminário de indução, Roque Silva fez saber que os Secretariados da FRELIMO são órgãos executivos do Partido. “São órgãos colegiais, com prerrogativa estatutária de garantir a gestão corrente da máquina do Partido”, afirmou.
Do ponto de vista de eficácia do seu funcionamento, o SG referiu que os Secretariados do Partido devem tomar decisões, implementando as directrizes e as linhas de orientação dos órgãos superiores do Partido, bem como para monitorar e apoiar a acção dos órgãos inferiores.
Nesta conformidade, Roque Silva convidou a atenção dos participantes para alguns dos princípios que devem conformar a sua actuação, como membros dos Secretariados do Comité Central e Provinciais e da cidade de Maputo.
Com o efeito, salientou que no quotidiano do desempenho das suas funções, os membros dos Secretariados do Comité Central e Provinciais e da cidade de Maputo devem observar estes princípios como a pedra angular e o alicerce em que assenta a implementação exitosa dos planos trabalhos, como dirigentes da primeira linha, da máquina executiva do partido.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque