Distrito de Moamba acolhe Lançamento da Campanha dos 16 dias do activismo contra violência feminina

O Distrito de Moamba acolheu, no dia 25 de Novembro de 2022, o Lançamento da Campanha dos 16 dias do activismo pelo fim da violência contra a mulher e rapariga e as comemorações do dia Internacional da pessoa com deficiência, sob o lema: “Não à violência contra mulheres e raparigas”, dirigida pela Ministra de Género, Criança e Acção Social, Nyeleti Brooke Mondlane.

Na ocasião, o Governador da Província de Maputo, Júlio José Parruque, disse que a eleição da Província de Maputo para acolher as cerimónias centrais é um marco histórico e que acresce a responsabilidade de intensificar a luta contra todas formas de violência baseada no género assim como todo tipo de estigma contra a pessoa com deficiência.

Nyeleti Mondlane, na sua intervenção chama a consciência de todos presentes para juntos caminharem no combate contra a violência que afecta mulheres, raparigas e homens de todas as idades no país. Disse ainda que a violência doméstica baseada no género é um fenómeno que afecta milhares de mulheres e raparigas, que são vítimas de várias formas de violência física, sexual, psicológica, uniões prematuras, casamentos forçados e tráfico e instou a todos a reforçar acções para a mudança de comportamento.

“A campanha dos 16 dias tem como objectivo sensibilizar e mobilizar indivíduos, famílias, comunidades e governo para realização de acções de prevenção e de combate à violência contra as mulheres e raparigas. Devemos nos empenhar na promoção e respeito dos direitos da mulher e rapariga através de medidas coordenadas e adequadas à realidade para que resulte sempre na redução de casos de violências domestica e baseado no género” - disse a ministra Nyeleti Mondlane.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Director Provincial do STAE confere posse aos técnicos de Magude

Bairro Ndixe conta com mais um furo

Shafee Sidat reitera o seu compromisso no desenvolvimento do Município de Marracuene