Distrito de Moamba acolhe Lançamento da Campanha dos 16 dias do activismo contra violência feminina

O Distrito de Moamba acolheu, no dia 25 de Novembro de 2022, o Lançamento da Campanha dos 16 dias do activismo pelo fim da violência contra a mulher e rapariga e as comemorações do dia Internacional da pessoa com deficiência, sob o lema: “Não à violência contra mulheres e raparigas”, dirigida pela Ministra de Género, Criança e Acção Social, Nyeleti Brooke Mondlane.

Na ocasião, o Governador da Província de Maputo, Júlio José Parruque, disse que a eleição da Província de Maputo para acolher as cerimónias centrais é um marco histórico e que acresce a responsabilidade de intensificar a luta contra todas formas de violência baseada no género assim como todo tipo de estigma contra a pessoa com deficiência.

Nyeleti Mondlane, na sua intervenção chama a consciência de todos presentes para juntos caminharem no combate contra a violência que afecta mulheres, raparigas e homens de todas as idades no país. Disse ainda que a violência doméstica baseada no género é um fenómeno que afecta milhares de mulheres e raparigas, que são vítimas de várias formas de violência física, sexual, psicológica, uniões prematuras, casamentos forçados e tráfico e instou a todos a reforçar acções para a mudança de comportamento.

“A campanha dos 16 dias tem como objectivo sensibilizar e mobilizar indivíduos, famílias, comunidades e governo para realização de acções de prevenção e de combate à violência contra as mulheres e raparigas. Devemos nos empenhar na promoção e respeito dos direitos da mulher e rapariga através de medidas coordenadas e adequadas à realidade para que resulte sempre na redução de casos de violências domestica e baseado no género” - disse a ministra Nyeleti Mondlane.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque