Vitória Diogo recomenda acções conjugadas para combate ao HIV/SIDA

 

A Secretária de Estado na Província de Maputo, Vitória Dias Diogo, reforçou no dia 29 de Novembro, a necessidade de acções conjugadas entre as entidades do Estado e parceiros do sector de Saúde na implementação de programas de resposta ao HIV e SIDA. 
A dirigente falava no distrito da Matola durante a III sessão ordinária do Conselho Provincial de Combate ao HIV e Sida alargada aos parceiros, fórum que, segundo sustentou, tem contribuído significativamente na harmonização das actividades, tanto ao nível provincial, como distrital, assim como na avaliação do contributo dos sectores público, privado e a sociedade civil na resposta ao HIV e SIDA.
A Província de Maputo registou, nos últimos cinco anos, uma redução de 3% da taxa de seropositividade ao HIV nos serviços de aconselhamento e testagem, saindo de 7% em 2020 para 4% em 2021. “Este ganho dá-nos mais esperança e mais ânimo, confirmando que a articulação Provincial e Distrital, assim como ao nível dos Postos Administrativos e localidades tem contribuído para a mudança do perfil desta pandemia na nossa província”, referiu a Secretária de Estado.
Vitória Diogo reiterou a necessidade de se priorizar a planificação conjunta para evitar a sobreposição de acções entre diversos parceiros de cooperação e a prioridade de contínua capacitação dos provedores de saúde para que prestem serviços cada vez melhores aos utentes.
Notar que durante a sessão, a Secretária de Estado procedeu a entrega de motorizadas aos distritos de Marracuene e Moamba para apoio ao programa de resposta ao HIV e Sida a nível local.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque