Directora do SPAS reafirma repúdio ao fenómeno em Maputo

 

A directora do Serviço Provincial de Assuntos Sociais (SPAS) em Maputo, Célia Nataniel, dirigiu nesta sexta-feira, 09 de Dezembro, a cerimónia de inauguração do Mural Geração Laranja, no âmbito da campanha 16 dias de Activismo Contra Violência a Mulheres e Raparigas, evento que teve lugar no distrito de Magude, sob lema “Não à Violência Contra as Mulheres e Raparigas”. 

Sob comando de Célia Nataniel, que esteve em Magude em representação da secretária de Estado na província de Maputo, Vitória Diogo, a agenda iniciou com uma marcha que partiu da Sede do Bairro Chocotiva até à Rotunda. Seguiu-se uma visita à exposição mista, inauguração do mural, actuações culturais por parte dos artistas locais e da Associação MoNo, para além de discursos.

Usando da palavra, a directora provincial do SPAS mostrou-se satisfeita pela participação activa e colectiva de crianças, jovens, mulheres e homens de Magude na pintura do Mural.  Classificou a obra como um símbolo da geração laranja, aquela que não aceita a violência e nem a acha normal. A dirigente fez questão de referir que o Movimento Geração Laranja foi lançado pela secretária de Estado, em 2021.

Já o administrador de Magude, Lázaro Manuel Bambamba, fez saber que o distrito que dirige está comprometido com a redução de casos de violência, e agradeceu ao SPAS, FUNUAP e artistas pela escolha do distrito para a pintura do Mural.

Bambamba convidou a todos os líderes comunitários, membros do Governo, empresários e artistas a se juntarem à causa e a denunciarem casos de violência contra crianças e mulheres. Ainda fez referência ao balanço dos primeiros nove meses de 2022, tendo lamentado o registo de 125 casos, contra 103 do igual período de 2021, o que revela um aumento em 22 casos.

Já ao nível da província, e segundo o SPAS, foram registados 3.789 casos de violência, sendo 2.876 contra mulheres e 599 contra homens.

Participaram do evento, para além de Lázaro Bambamba e Célia Nataniel, membros da direcção do SPAS, FUNUAP, Associação MoNo, Instituto Superior de Artes e Cultura, membros do Governo distrital, convidados permanentes, chefes dos postos administrativos, líderes comunitários, organizações sociais, parlamento infantil, líderes religiosos e a população.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque