Município da Matola recebe felicitações pela Gestão de Finanças Públicas

 

O sentimento foi expresso no dia 13 de Dezembro de 2022, no decorrer do Seminário de disseminação dos resultados da avaliação da Gestão de Finanças Públicas com base na Metodologia PEFA, cobrindo os anos fiscais de 2016, 2017 e 2018 respectivamente, que decorreu no Auditório do Conselho Municipal da Cidade da Matola.

O evento, faz parte das iniciativas e compromisso de Transparência de Gestão de Finanças Públicas, com base em padrões internacionais por parte do Município da Matola, para com os seus cidadãos, parceiros e outras identidades.

Avaliado em 500 mil dólares, incluindo outros municípios, o projecto é co-financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento, Fundo Monetário Internacional, Embaixada da Suíça, União Europeia e Ministério da Economia e Finanças. 

Na ocasião, os Membros da Assembleia Municipal da Cidade da Matola, pelas bancadas da RENAMO e MDM, congratularam a iniciativa do Presidente Calisto Cossa e seu elenco em se submeter a está avaliação e publicar os resultados, um compromisso louvável para com os munícipes da Matola.

“É uma iniciativa de transparência louvável, sendo a primeira, marca positivamente o compromisso do Município com a gestão de coisa pública, portanto está de parabéns o município estão de parabéns os munícipes da Matola, que são os que pagam impostos” - Moniz Melino.

“Precisamos encontrar uma plataforma de divulgação massiva desde documento e desta iniciativa, envolvendo e alargando a base para que todos tenham acesso.  Este acto fortalece e cria robustez na gestão das finanças públicas, portanto esta de parabéns o Conselho Municipal da Matola por ter tomado a dianteira neste processo” - Renato Muelega.

Na ocasião, o Presidente do Conselho Municipal da Matola, Calisto Cossa disse que a iniciativa da avaliação partiu do Município da Matola. “Pelos indicadores apresentados estamos num bom caminho, há aspectos que efectivamente precisam ser melhorados, baseando-se na metodologia PEFA e vamos trabalhar nesse sentido” - explicou Cossa.

Por sua vez, a representante da Directora da Agência Francesa de Desenvolvimento, Adelina Dumangane, reconheceu o compromisso do Município da Matola em garantir o diálogo necessário para validação dos dados, apesar do contexto desafiante, marcado pela pandemia da covid19.

O Município da Matola, obteve o selo de qualidade do Secretariado do PEFA, facto que testemunha o sucesso em garantir a qualidade da análise, com uma aplicação rigorosa PEFA.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque