Vitória Diogo dirige graduação no IFP da Matola

 

A Secretária de Estado na Província de Maputo Vitória Dias Diogo, dirigiu nesta sexta-feira, 16 de Dezembro, na Matola, a cerimónia de graduação de formandos do Instituto de Formação de Professores da Matola, no Modelo de formação da 12ª classe +3 anos.

A governante felicitou os formandos por terem escolhido o curso de formação de professores como primeira opção e numa verdadeira vocação. Anotou que esta cerimónia marca o início do ciclo de cerimónias de graduação que terão lugar nas 4 instituições de formação de professores, até ao dia 21 de dezembro, culminando assim com a disponibilização no mercado de trabalho de 512 professores formados, dos quais, 265 são mulheres. Para além da graduação de professores da formação inicial, a Província vai igualmente graduar 123 Professores em exercício, sendo 66 mulheres.

“Portanto, a presente cerimónia representa não só uma mera formalidade académica ou formativa, mas é um marco que assinala a transição de uma vida eminentemente estudantil ou formativa para a outra em que os nossos graduados irão colocar o conhecimento e experiências adquiridas ao longo da formação ao serviço dos cidadãos, ao serviço de crianças, jovens e adultos, mas também ao serviço do Estado e da sociedade. No desempenho da vossa função como educadores, tenham presente que moldam e formatam o ser humano. Deveis assumir que sois referência dentro e fora da sala de aula e que tendes a responsabilidade de cultivar a excelência em tudo o que fizerdes, pois disso depende também o futuro de um país. Por isso cultivem no vosso dia-a-dia valores tais como o patriotismo, o humanismo, a humildade, a solidariedade, a honestidade, a ética, o respeito, o rigor, a paciência, o bem-querer, a integridade e a meritocracia”, destacou Vitória Diogo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque