Adriano Chinguo efectua visita de trabalho ao círculo 29 de Setembro na Zona-Sede

 

O Secretário Distrital (SD) da Organização da Juventude Moçambicana (OJM) em Marracuene, Adriano César Chinguo, escalou na Sexta-feira, 20 de Janeiro, o círculo de 29 de Setembro, onde dirigiu encontro com membros da OJM do conselho do círculo e visitou a Escola de Dança “N'tseco”.

Na reunião, o SD da OJM apresentou os dois principais pontos de agenda de que carregava em suas mangas, sendo a participação dos membros da OJM local na mobilização e sensibilização para o Recenseamento Militar 2023 e organização e participação dos membros nas actividades do Partido e da OJM a todos níveis, respectivamente.

No primeiro ponto de agenda, Adriano embora receber a informação de que os jovens estão a recensear-se de forma massiva naquele ponto do distrito de Marracuene, apelou ao reforço da difusão da informação sobre o Recenseamento Militar 2023 nas casas, e pediu a contribuição dos chefes de quarteirões para apoiar aos jovens destacados na dianteira do programa de difusão da informação.

Na sua locução, o SD falou sobre a eleição de Marracuene à categoria de Município, tendo saudado ao Camarada Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República e Presidente da República pelo seu empenho para o desenvolvimento do país através de vários programas que têm implementado no seu governo que completou no dia 15 de Janeiro corrente oito anos dirigindo os rumos do desenvolvimento do país.

A escola de dança N'tseco, escalado pelo SD, é liderado pelo jovem Clésio Augusto Mucavel (presidente), e capacita jovens em várias áreas da cultura com artes plásticas, pintura, conto e dança tradicional, e conta com 50 membros, dos quais 30 com idade abaixo de 18 anos e 20 entre 18 e 35 anos de idade.

O Secretário distrital da OJM felicitou a todos a liderança da escola, pois, no seu entendimento, a escola para além de educar os jovens a praticar a cultura, disse ser uma forma organizada de ocupar aos jovens pelo bem-estar da comunidade.

De referir que o jovem Mazuze, um dos principais integrantes da escola e instrutor de dança tradicional, agradeceu a visita do SD e pediu ao líder da OJM em Marracuene para que continuasse suas visitas aos vários grupos culturais do distrito, sublinhando que estas visitas impulsionam cada vez mais o empenho dos jovens.

Satisfeito com o engajamento da juventude no bairro 29 de Setembro, o Secretário Adriano garantiu dar apoio na legalização documental da escola como forma de motivar a prática de actividades culturais no distrito e não só. No fim do encontro, o SD apelou aos que ainda não se recensearam para o fazer no posto mais próximo e destacou a importância do recenseamento para o jovem moçambicano.

Durante a visita, o Secretário Distrital da OJM esteve acompanhado pelos Camaradas Rafael Matsuve (Presidente do CDJ) e Caetano Faustino (Secretário do Mobilização da OJM Zona-Sede), em representação do Secretário da Zona Sede.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque