“Província de Maputo pronta para contribuir para o avanço da cultura” - Júlio Parruque
A afirmação foi feita pelo Governador da Província de Maputo, Júlio Parruque durante o Relançamento do XI Festival Nacional da Cultura - Maputo 2023, uma cerimónia presidida no dia 10 de Março de 2023, pela Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula que na ocasião exortou aos artistas para revitalizar a cultura, unidade nacional e promoção da paz.
Júlio Parruque referiu que por um lado a Província do Maputo acolheu o evento numa altura em que se ergue dos impactos das cheias que desalojaram mais de 25 mil pessoas. Por outro lado é uma grande responsabilidade pois foi naquela terra onde foi proclamada a Independência de Moçambique e foi lançado o primeiro Festival Nacional da Cultura pelo Presidente Samora Machel.
O Governante reiterou que com 177 grupos culturais inscritos, Maputo Província está pronta para garantir a realização de todas as fases do certame desde o Posto Administrativo, Distrito e Província na sua máxima expressão, pois esta é grande oportunidade para a valorização da história, língua, arte, canto, dança, pintura, escultura, poesia, entre outras manifestações culturais.
Por seu turno, Eldevina Materula disse que a cultura tinha um papel aglutinador dentro da diversidade cultural, que é um factor indispensável para a promoção da Unidade Nacional e da paz. Também lamentou a dupla perda que a cultura teve nesta semana de dois artistas: Lino Viegas e Edson da Luz, mais conhecido por Azagaia.
A Ministra da Cultura e Turismo felicitou a Província do Maputo pelo alto nível de preparação do evento de escala nacional por ter trazido manifestações culturais representativas do mosaico cultural de Moçambique, e agradeceu a hospitalidade que mereceu em particular e de toda a equipa e participantes no geral.
Comentários
Enviar um comentário