Judith Mussácula desafia a sociedade para uma participação activa no combate a malária

 

A Secretária de Estado na Província de Maputo, Judith Emília Leite Mussácula Faria, quer o envolvimento de todos segmentos da sociedade na resposta provincial à malária, doença responsável pela morte de seis pessoas no primeiro trimestre do presente ano na província. A dirigente referiu que as reflexões têm apontado para soluções multissectoriais, envolvendo o Governo, sector privado, lideranças comunitárias, municípios, confissões religiosas, entre outros.

A Secretária de Estado falava esta segunda-feira, no distrito de Boane, durante o Segundo Fórum Provincial da Malária, realizado no contexto da celebração do 25 de Abril - Dia Mundial de Luta Contra a Malária, sob o lema Zero Malária - tempo de investir, inovar e implementar.

Judith Mussácula recomendou a intensificação dos programas de prevenção; campanhas de pulverização intra-domiciliária; distribuição de redes mosquiteiras nas consultas pré-natal; eliminação de charcos de água, entre outras medidas. A prevenção terá um grande impacto, pois vai garantir que o mosquito não se multiplique” - reforçou.

Na Província de Maputo, durante o primeiro trimestre de 2023, registaram-se 16 mil 581 casos de malária e seis óbitos. Não obstante o número de perdas de vidas humanas, os casos positivos da doença tendem a reduzir graças às actividades de prevenção e comportamento responsável das comunidades.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Director Provincial do STAE confere posse aos técnicos de Magude

Bairro Ndixe conta com mais um furo

Shafee Sidat reitera o seu compromisso no desenvolvimento do Município de Marracuene