Judith Mussácula desafia a sociedade para uma participação activa no combate a malária

 

A Secretária de Estado na Província de Maputo, Judith Emília Leite Mussácula Faria, quer o envolvimento de todos segmentos da sociedade na resposta provincial à malária, doença responsável pela morte de seis pessoas no primeiro trimestre do presente ano na província. A dirigente referiu que as reflexões têm apontado para soluções multissectoriais, envolvendo o Governo, sector privado, lideranças comunitárias, municípios, confissões religiosas, entre outros.

A Secretária de Estado falava esta segunda-feira, no distrito de Boane, durante o Segundo Fórum Provincial da Malária, realizado no contexto da celebração do 25 de Abril - Dia Mundial de Luta Contra a Malária, sob o lema Zero Malária - tempo de investir, inovar e implementar.

Judith Mussácula recomendou a intensificação dos programas de prevenção; campanhas de pulverização intra-domiciliária; distribuição de redes mosquiteiras nas consultas pré-natal; eliminação de charcos de água, entre outras medidas. A prevenção terá um grande impacto, pois vai garantir que o mosquito não se multiplique” - reforçou.

Na Província de Maputo, durante o primeiro trimestre de 2023, registaram-se 16 mil 581 casos de malária e seis óbitos. Não obstante o número de perdas de vidas humanas, os casos positivos da doença tendem a reduzir graças às actividades de prevenção e comportamento responsável das comunidades.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque