Governador de Maputo entrega meios de trabalho para o programa “Eu sou capaz”
No dia 21 de Junho, o Governador da Província de Maputo, Júlio José Parruque, realizou a entrega de materiais e equipamentos de trabalho aos actores comunitários do Programa “Eu Sou Capaz”, na Cidade da Matola. Essa iniciativa faz parte do projecto do governo moçambicano que tem como objectivo reter as raparigas nas escolas, combater as uniões, prematuras e a violência baseada no género, factores que colocam as mulheres em desvantagem em relação aos homens.
O Programa “Eu Sou Capaz” que conta com a patronagem de Sua Excelência Isaura Ferrão, Nyusi, Primeira Dama de Moçambique, tem sido reconhecido pelo seu impacto na comunidade, uma vez que ainda existem casos frequentes de violência contra a mulher. A entrega de tablets e bicicletas aos actores comunitários fortalece a capacidade de intervenção e acção desses agentes que desempenham um papel crucial na promoção da igualdade de género e na sensibilização para os direitos das mulheres.
Além da entrega do material e equipamento de trabalho, o Governador Júlio José Parruque proferiu um discurso inspirador durante um comício realizado no campo de futebol de Muhalaze, na Matola. Na ocasião, ele ofereceu de forma simbólica uniformes escolares a raparigas, como forma de estimular a permanência delas na escola, reforçando os esforços do Programa “Eu Sou Capaz”.
O Distrito da Matola conta com um total de 11913 pares de uniformes escolares disponíveis para 14 escolas selecionadas nesta primeira fase, demonstrando o compromisso do governo em fornecer recursos necessários para garantir a igualdade de acesso à educação e combater a desistência escolar.
A nível da Província de Maputo o Programa “Eu Sou Capaz” que é liderado pelo governador Júlio José Parruque ressalta a importância de acções governamentais que buscam empoderar as raparigas, promovendo a sua permanência nas escolas e combatendo a violência baseada no género. Essas ações são fundamentais para criar uma sociedade mais justa e igualitária, onde todas as mulheres tenham a oportunidade de alcançar seu pleno potencial e contribuir para o desenvolvimento de Moçambique.
Comentários
Enviar um comentário