Judith Faria lança campanha de vacinação contra pólio

 

Judith Emília Leite Mussácula Faria, Secretária de Estado na Província de Maputo, dirigiu no dia 15 de Junho, no distrito da Matola, a cerimónia de lançamento da campanha de vacinação contra a pólio, que se prolongará até próximo domingo abrangendo cerca de um milhão e 400 mil crianças na província.

A cerimónia incluiu uma saudação da Secretária de Estado às crianças por ocasião da quinzena da criança, tendo em conta que 1 de Junho foi celebrado o Dia Internacional da Criança e amanhã, 16 de Junho, é Dia da Criança Africana. A propósito, Judith Mussácula sublinhou a importância de toda sociedade garantir o cumprimento dos direitos da criança, como a alimentação, educação, família, segurança, entre outros.

Sobre a vacinação, a Secretária de Estado exortou aos pais e encarregados de educação, gestores de infantários, creches e centros infantis, órgãos de comunicação social, lideranças comunitárias e outros agentes a prestar o seu apoio para o sucesso da campanha.

A poliomielite é uma doença extremamente contagiosa. São vários os sintomas da poliomielite, mas os mais conhecidos são a febre, dor de cabeça, mal-estar, dor de garganta e no corpo, vómitos, diarreia, constipação e nas formas graves a flacidez muscular que afecta, em regra, os membros inferiores.

A campanha decorre através de brigadas móveis de casa a casa, nos infantários, centros infantis, escolas, e também através de brigadas fixas nas unidades sanitárias e outros espaços de concentração de pessoas. Após a vacinação numa determinada residência, é afixado um selo indicativo que não deve ser removido. A vacinação será por administração oral, ou seja, pela boca, é segura e não dói nada para as crianças.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque