Judith Faria lança campanha de vacinação contra pólio
Judith Emília Leite Mussácula Faria, Secretária de Estado na Província de Maputo, dirigiu no dia 15 de Junho, no distrito da Matola, a cerimónia de lançamento da campanha de vacinação contra a pólio, que se prolongará até próximo domingo abrangendo cerca de um milhão e 400 mil crianças na província.
A cerimónia incluiu uma saudação da Secretária de Estado às crianças por ocasião da quinzena da criança, tendo em conta que 1 de Junho foi celebrado o Dia Internacional da Criança e amanhã, 16 de Junho, é Dia da Criança Africana. A propósito, Judith Mussácula sublinhou a importância de toda sociedade garantir o cumprimento dos direitos da criança, como a alimentação, educação, família, segurança, entre outros.
Sobre a vacinação, a Secretária de Estado exortou aos pais e encarregados de educação, gestores de infantários, creches e centros infantis, órgãos de comunicação social, lideranças comunitárias e outros agentes a prestar o seu apoio para o sucesso da campanha.
A poliomielite é uma doença extremamente contagiosa. São vários os sintomas da poliomielite, mas os mais conhecidos são a febre, dor de cabeça, mal-estar, dor de garganta e no corpo, vómitos, diarreia, constipação e nas formas graves a flacidez muscular que afecta, em regra, os membros inferiores.
A campanha decorre através de brigadas móveis de casa a casa, nos infantários, centros infantis, escolas, e também através de brigadas fixas nas unidades sanitárias e outros espaços de concentração de pessoas. Após a vacinação numa determinada residência, é afixado um selo indicativo que não deve ser removido. A vacinação será por administração oral, ou seja, pela boca, é segura e não dói nada para as crianças.
Comentários
Enviar um comentário