Judith Mussácula destaca 48 anos da independência nacional

 

A Secretária de Estado na Província de Maputo, Judith Emília Leite Mussácula Faria, destacou neste domingo, 25 de Junho, no Monumento dos Heróis Moçambicanos, no Município da Matola, que a passagem dos 48 anos da proclamação da Independência Nacional é fruto do sacrifício de um povo que doou os seus melhores filhos para que hoje existíssemos como Nação e como pátria, após 500 anos do jugo colonial português.

As cerimónias contaram com a participação do Governador da Província de Maputo, Júlio José Parruque, Representante da Comissão dos títulos Honoríficos e Condecorações, Presidente da Assembleia Provincial, Juízes Presidentes dos Tribunais da Província, Procuradora Chefe Provincial da República, Membros do Conselho dos Serviços Provinciais de Representação do Estado e do Conselho Executivo Provincial, Administrador do Distrito da Matola e a população em geral.

Destacou, igualmente, que tal como durante a heroica luta de libertação nacional, os moçambicanos demonstraram clareza, união, tenacidade e venceram o colonialismo português, hoje têm contribuído nas várias frentes do processo de desenvolvimento e têm estado na linha da frente na transmissão de valores patrióticos para a juventude.

“Volvidos 48 anos após a proclamação da Independência Nacional apraz-nos afirmar que registamos inúmeros avanços em vários domínios da vida económica, social e cultural. A título de exemplo, a expansão dos serviços de educação e saúde à população, a ampliação e extensão da rede de energia elétrica, de abastecimento de água, de telefonia móvel, a expansão da rede viária, dos serviços bancários entre várias realizações que podemos testemunhar dia após dia. E temos uma grande ameaça à nossa Independência que é o terrorismo que está afectar o nosso País, na Província de Cabo Delgado, que cria instabilidade e um atentado a aquilo que conquistamos com sacrifício. Foi com enorme alegria que recebemos a notícia do encerramento da última base da Renamo, em Gorongosa, no âmbito do DDR, acto que demonstra o comprometimento de Sua Excelência Presidente da República de Moçambique na manutenção da paz no País. Bem-haja Presidente Filipe Jacinto Nyusi” - referiu Judith Mussácula.

Na ocasião, foram condecorados 11 Veteranos da Luta de Libertação Nacional com a Medalha Veterano da Luta de Libertação de Moçambique, simbolizando o reconhecimento e valorização pelo Governo e pelos moçambicanos na epopeia libertadora da terra e dos homens.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque