Judith Mussácula destaca 48 anos da independência nacional
A Secretária de Estado na Província de Maputo, Judith Emília Leite Mussácula Faria, destacou neste domingo, 25 de Junho, no Monumento dos Heróis Moçambicanos, no Município da Matola, que a passagem dos 48 anos da proclamação da Independência Nacional é fruto do sacrifício de um povo que doou os seus melhores filhos para que hoje existíssemos como Nação e como pátria, após 500 anos do jugo colonial português.
As cerimónias contaram com a participação do Governador da Província de Maputo, Júlio José Parruque, Representante da Comissão dos títulos Honoríficos e Condecorações, Presidente da Assembleia Provincial, Juízes Presidentes dos Tribunais da Província, Procuradora Chefe Provincial da República, Membros do Conselho dos Serviços Provinciais de Representação do Estado e do Conselho Executivo Provincial, Administrador do Distrito da Matola e a população em geral.
Destacou, igualmente, que tal como durante a heroica luta de libertação nacional, os moçambicanos demonstraram clareza, união, tenacidade e venceram o colonialismo português, hoje têm contribuído nas várias frentes do processo de desenvolvimento e têm estado na linha da frente na transmissão de valores patrióticos para a juventude.
“Volvidos 48 anos após a proclamação da Independência Nacional apraz-nos afirmar que registamos inúmeros avanços em vários domínios da vida económica, social e cultural. A título de exemplo, a expansão dos serviços de educação e saúde à população, a ampliação e extensão da rede de energia elétrica, de abastecimento de água, de telefonia móvel, a expansão da rede viária, dos serviços bancários entre várias realizações que podemos testemunhar dia após dia. E temos uma grande ameaça à nossa Independência que é o terrorismo que está afectar o nosso País, na Província de Cabo Delgado, que cria instabilidade e um atentado a aquilo que conquistamos com sacrifício. Foi com enorme alegria que recebemos a notícia do encerramento da última base da Renamo, em Gorongosa, no âmbito do DDR, acto que demonstra o comprometimento de Sua Excelência Presidente da República de Moçambique na manutenção da paz no País. Bem-haja Presidente Filipe Jacinto Nyusi” - referiu Judith Mussácula.
Na ocasião, foram condecorados 11 Veteranos da Luta de Libertação Nacional com a Medalha Veterano da Luta de Libertação de Moçambique, simbolizando o reconhecimento e valorização pelo Governo e pelos moçambicanos na epopeia libertadora da terra e dos homens.
Comentários
Enviar um comentário