SETSAN orienta abertura do seminário de análise da situação da segurança alimentar
Leonor Neves Mondlane, Secretária Executiva do SETSAN, procedeu no dia 28 de Junho de 2023, a abertura do Seminário de Análise da Situação de Segurança Alimentar e Nutricional Pós-Choque 2023 Baseada em Protocolos do IPC, no Distrito de Matutuine, Ponta Apart Hotel, Ponta do Ouro, o programa que visa analisar os dados de segurança alimentar e nutricional colhidos nos meses de Maio e Junho de 2023, usando o método do IPC terá o seu término no dia 8 de Julho.
Estiveram presentes parceiros de cooperação a Unicef, PMA, FEWS NET, ADPP, Visão Mundial, HELLEN KERR INT, USAID e outros. Participaram também os membros da direção do SETSAN, INE, analistas de dados de segurança alimentar e nutricional provinciais, Co-facilitadores, especialistas em matéria de SAN, amostristas, geógrafos, membros de MOZAVAC, assim como a unidade de apoio global de IPC.
Juliana Mwito, Administradora do Distrito de Matutuíne, saudou e agradeceu ao SETSAN por escolher o distrito que dirige para acolher este grande evento, e pediu aos presentes para desfrutarem das potencialidades que Ponta do Ouro possui.
Na sua intervenção Leonor Neves Mondlane enfatizou que pelas características geográficas as situações de choques assolam o nosso país e é por isso que a análise da situação da segurança alimentar deve ser feita anualmente e todos os presentes tem o desafio de aprimorar a metodologia usada sem ferir as regras do IPC.
Mondlane abordou ainda sobre a Campanha de Educação Nutricional Crescer Bem apelando ao Distrito de Matutuíne o reforço contínuo da sensibilização para a mudança dos hábitos e costumes não recomendados sobre a alimentação, higiene, saneamento e outras práticas não recomendas verificadas a nível das comunidades.
Comentários
Enviar um comentário