SETSAN orienta abertura do seminário de análise da situação da segurança alimentar

 

Leonor Neves Mondlane, Secretária Executiva do SETSAN, procedeu no dia 28 de Junho de 2023, a abertura do Seminário de Análise da Situação de Segurança Alimentar e Nutricional Pós-Choque 2023 Baseada em Protocolos do IPC, no Distrito de Matutuine, Ponta Apart Hotel, Ponta do Ouro, o programa que visa analisar os dados de segurança alimentar e nutricional colhidos nos meses de Maio e Junho de 2023, usando o método do IPC terá o seu término no dia 8 de Julho.

Estiveram presentes parceiros de cooperação a Unicef, PMA, FEWS NET, ADPP, Visão Mundial, HELLEN KERR INT, USAID e outros. Participaram também os membros da direção do SETSAN, INE, analistas de dados de segurança alimentar e nutricional provinciais, Co-facilitadores, especialistas em matéria de SAN, amostristas, geógrafos, membros de MOZAVAC, assim como a unidade de apoio global de IPC.

Juliana Mwito, Administradora do Distrito de Matutuíne, saudou e agradeceu ao SETSAN por escolher o distrito que dirige para acolher este grande evento, e pediu aos presentes para desfrutarem das potencialidades que Ponta do Ouro possui.

Na sua intervenção Leonor Neves Mondlane enfatizou que pelas características geográficas as situações de choques assolam o nosso país e é por isso que a análise da situação da segurança alimentar deve ser feita anualmente e todos os presentes tem o desafio de aprimorar a metodologia usada sem ferir as regras do IPC.

Mondlane abordou ainda sobre a Campanha de Educação Nutricional Crescer Bem apelando ao Distrito de Matutuíne o reforço contínuo da sensibilização para a mudança dos hábitos e costumes não recomendados sobre a alimentação, higiene, saneamento e outras práticas não recomendas verificadas a nível das comunidades.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque