Filipe Nyusi destaca cultura como símbolo da unidade nacional

 

A afirmação foi feita quarta-feira, 23 de Agosto de 2023, pelo Chefe de Estado Moçambicano, Filipe Nyusi, durante a Cerimónia de abertura do XI Festival Nacional da Cultura por si dirigida, que contou com a presença do seu homólogo da República da IndonésiaJoko Widodo, na Matola.
O Governador de Maputo, Júlio Parruque, saudou o Presidente Filipe Nyusi pela promoção da paz, condimento essencial para a promoção do desenvolvimento e por mostrar e defender que o diálogo é arma poderosíssima para ultrapassar todos os desafios contemporâneos.
Júlio Parruquefrisou que a preparação da Província de Maputo para XI Festival da Cultura movimentou mais de 3.300 artistas em 372 grupos com 37 expressões culturais. E endereçou o convite a todos para apreciarem a riqueza cultural, turística e gastronómica como sejam a dança Xigubo, a xiguiha de kakana, as águas cristalinas da praia da Macaneta, entre outros. 
O Presidente da República de Moçambique apontou a cultura como factor da coesão e de identidade inalienável com que cada moçambicano deve orgulhar-se afirmar-se no concerto das nações. Por isso, o presente festival é um veículo para o resgate e valorização património cultural como o Xigubo que se candidata a património cultural da humanidade.
Num outro desenvolvimento, Filipe Nyusi apelou aos profissionais da saúde que pautassem pelo diálogo e espírito de irmandade, pois é através do diálogo que as partes chegarão a consenso. A vida é um bem mais precioso” - disse Nyusi.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque