Filipe Nyusi destaca cultura como símbolo da unidade nacional

 

A afirmação foi feita quarta-feira, 23 de Agosto de 2023, pelo Chefe de Estado Moçambicano, Filipe Nyusi, durante a Cerimónia de abertura do XI Festival Nacional da Cultura por si dirigida, que contou com a presença do seu homólogo da República da IndonésiaJoko Widodo, na Matola.
O Governador de Maputo, Júlio Parruque, saudou o Presidente Filipe Nyusi pela promoção da paz, condimento essencial para a promoção do desenvolvimento e por mostrar e defender que o diálogo é arma poderosíssima para ultrapassar todos os desafios contemporâneos.
Júlio Parruquefrisou que a preparação da Província de Maputo para XI Festival da Cultura movimentou mais de 3.300 artistas em 372 grupos com 37 expressões culturais. E endereçou o convite a todos para apreciarem a riqueza cultural, turística e gastronómica como sejam a dança Xigubo, a xiguiha de kakana, as águas cristalinas da praia da Macaneta, entre outros. 
O Presidente da República de Moçambique apontou a cultura como factor da coesão e de identidade inalienável com que cada moçambicano deve orgulhar-se afirmar-se no concerto das nações. Por isso, o presente festival é um veículo para o resgate e valorização património cultural como o Xigubo que se candidata a património cultural da humanidade.
Num outro desenvolvimento, Filipe Nyusi apelou aos profissionais da saúde que pautassem pelo diálogo e espírito de irmandade, pois é através do diálogo que as partes chegarão a consenso. A vida é um bem mais precioso” - disse Nyusi.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Director Provincial do STAE confere posse aos técnicos de Magude

Bairro Ndixe conta com mais um furo

Shafee Sidat reitera o seu compromisso no desenvolvimento do Município de Marracuene