Judith Mussácula participa do Lançamento da Semana do Ensino Técnico Profissional

 

Secretária de Estado na Província de Maputo, Judith Emília Leite Mussácula Faria, participou esta segunda-feira, 11 de Setembro de 2023, no Distrito da Matola, na cerimónia de Lançamento da Semana do Ensino Técnico Profissional que decorre sob o lema: “Por uma Educação Profissional de Qualidade, Relevante e Inclusiva”. O evento foi dirigido pelo Secretário de Estado do Ensino Técnico Profissional, Mety Gondola.

Na sua intervenção, Judith Mussácula realçou que o lema traduz o desafio de melhoria contínua da formação, conferindo a qualidade devida ao Formando de modo que este seja empregável e/ou possa gerar o auto emprego. Outrossim, espevita a reflexão sobre os Recursos Humanos e materiais que são necessários para se garantir a existência de boas infra-estruturas, gestores e formadores qualificados e uma ligação profícua com o Sector Produtivo.

A Secretária de Estado partilhou, na ocasião, que a Província de Maputo conta com 27 Instituições do Ensino Técnico Profissional, das quais 9 públicas, 3 semi-públicas e 15 privadas com um efectivo de 10.117 formandos, dos quais 6.918 são mulheres, nas seguintes qualificações: Agricultura e Pecuária; Mecânica Industrial e Auto; Electricidade Industrial e Instaladora; Técnicos de Laboratórios; Gestão e Contabilidade; Tecnologia de Informação e Saúde.

Exortamos ao sector produtivo para estar mais próximo do subsistema de Ensino Técnico Profissional, pois, é o subsistema que absorve graduados. Neste sentido é nosso entendimento que ao longo da semana do Ensino Técnico Profissional, discutamos e encontremos as melhores estratégias para acelerar o processo de emissão e entrega dos Certificados aos Graduados deste subsistema” - referiu Judith Mussácula.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque