Esposa do Administrador de Namaacha reúne cerca de 500 raparigas na cerimónia distrital do dia Internacional da Rapariga em Mafuiane

A Esposa do Administrador de Namaacha, Paula Mourinho, reuniu cerca de quinhentas (500) raparigas na manhã e tarde do dia 29 de Setembro de 2023, na localidade de Mafuiane, Posto Administrativo Sede, em comemoração antecipada do dia Internacional da Rapariga, que se assinala no próximo dia 11 de Outubro corrente, Paula Mourinho, justificou que a celebração antecipada da festa, comemorada sob o lema: "Não a violência contra a rapariga", deveu-se a coincidência da efeméride e o próximo sufrágio das VI Eleições Autárquicas. E acrescentou: "Quero sensibilizar as raparigas a denunciar qualquer acto do assédio sexual, violência doméstica, através da linha telefónica grátis 116, linha fala criança". Paula Mourinho, explicou igualmente que, em caso da rapariga sofrer violência física e psicológica, deve aproximar-se as entidades competentes para fazer a queixa e não deve aceitar o casamento prematuro.

A efeméride juntou igualmente diversas organizações que actuam na área do equilíbrio de género e saúde em Namaacha. De acordo com a representante da organização não governamental denominada “Right to Play”, que apoiou a realização do evento: "Muitas vezes verificámos que a rapariga, ela, entra em mais desvantagem ao nível das nossas comunidades ao que concerne às práticas culturais que tem acontecido nas diversas comunidades e que colocam em desvantagem em relação ao rapaz", enfatizou Marciana Tivane.

Noutro desenvolvimento afirmou que “a iniciativa visa igualmente reforçar o alerta nas comunidades, pais, encarregados de educação, lideranças comunitárias e religiosas para prestarem mais atenção à rapariga e para que esta, também possa usufruir dos seus direitos de igual forma com o rapaz”. Concluiu Tivane.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque