Judith Mussácula dirige cerimónia alusiva ao dia da Paz e Reconciliação Nacional

A Secretária de Estado na Província de Maputo, Judith Emília Leite Mussácula Faria, dirigiu no dia 04 de Outubro de 2023, na Matola, na Praça dos Heróis Moçambicanos, a cerimónia de celebração do 31º Aniversário da Assinatura do Acordo Geral de Paz e do Dia da Paz e Reconciliação Nacional, que se celebra Sob o lema: "Moçambique Unido por Um Cabo Delgado livre da insurgência”.

Na sua mensagem, a Chefe do Conselho dos Serviços de Representação de Estado na Província de Maputo, considerou que o lema escolhido para este ano insta-nos a reflectirmos e a consciencializar-nos como cidadãos moçambicanos, sobre o papel importantíssimo de cada um na manutenção e consolidação da Paz.

A governante entende que só com o envolvimento dos diferentes segmentos da sociedade, é que se pode erradicar actos que ensombram a soberania do povo moçambicano, e se perspectivar um futuro melhor para Moçambique e para todos.

Aos jovens da Província de Maputo, a dirigente exortou para que sejam promotores da Paz, da Unidade Nacional, trabalho e duma cultura de reconciliação. A Secretária de Estado na Província de Maputo, junto do Pastor Cuna, coordenador das Confissões Religiosas da Matola, procederam com o lançamento da pomba, um gesto que simboliza a paz.

"A paz não é uma estrutura acabada, mas sim, uma construção constante através do empenho de toda a sociedade, através de acções concretas que visam materializar o bem-estar individual e colectivo. É preciso que os diferentes intervenientes se empenhem na criação de espaços que ofereçam oportunidades para a cultura de paz na sociedade, a partir das nossas casas, nossos bairos, nosso local de trabalho, nossas cidades, províncias e no País. Acreditamos que as nossas confissões religiosas são pela paz, pois apregoam o amor ao próximo e não o ódio", destacou Judith Mussácula.

Na cerimónia, a Secretária de Estado na Província de Maputo entregou material escolar e telefones aos cinco (5) alunos da Província de Maputo que venceram o concurso literário sobre a paz em Moçambique.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque