Judith Mussácula dirige cerimónia alusiva ao dia da Paz e Reconciliação Nacional

A Secretária de Estado na Província de Maputo, Judith Emília Leite Mussácula Faria, dirigiu no dia 04 de Outubro de 2023, na Matola, na Praça dos Heróis Moçambicanos, a cerimónia de celebração do 31º Aniversário da Assinatura do Acordo Geral de Paz e do Dia da Paz e Reconciliação Nacional, que se celebra Sob o lema: "Moçambique Unido por Um Cabo Delgado livre da insurgência”.

Na sua mensagem, a Chefe do Conselho dos Serviços de Representação de Estado na Província de Maputo, considerou que o lema escolhido para este ano insta-nos a reflectirmos e a consciencializar-nos como cidadãos moçambicanos, sobre o papel importantíssimo de cada um na manutenção e consolidação da Paz.

A governante entende que só com o envolvimento dos diferentes segmentos da sociedade, é que se pode erradicar actos que ensombram a soberania do povo moçambicano, e se perspectivar um futuro melhor para Moçambique e para todos.

Aos jovens da Província de Maputo, a dirigente exortou para que sejam promotores da Paz, da Unidade Nacional, trabalho e duma cultura de reconciliação. A Secretária de Estado na Província de Maputo, junto do Pastor Cuna, coordenador das Confissões Religiosas da Matola, procederam com o lançamento da pomba, um gesto que simboliza a paz.

"A paz não é uma estrutura acabada, mas sim, uma construção constante através do empenho de toda a sociedade, através de acções concretas que visam materializar o bem-estar individual e colectivo. É preciso que os diferentes intervenientes se empenhem na criação de espaços que ofereçam oportunidades para a cultura de paz na sociedade, a partir das nossas casas, nossos bairos, nosso local de trabalho, nossas cidades, províncias e no País. Acreditamos que as nossas confissões religiosas são pela paz, pois apregoam o amor ao próximo e não o ódio", destacou Judith Mussácula.

Na cerimónia, a Secretária de Estado na Província de Maputo entregou material escolar e telefones aos cinco (5) alunos da Província de Maputo que venceram o concurso literário sobre a paz em Moçambique.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Director Provincial do STAE confere posse aos técnicos de Magude

Bairro Ndixe conta com mais um furo

Shafee Sidat reitera o seu compromisso no desenvolvimento do Município de Marracuene