Judith Mussácula destaca importância da prevenção de partos prematuros

A Secretária de Estado na Província de Maputo, Judith Emília Leite Mussácula Faria, participou no dia 17 de Novembro de 2023, no Hospital Provincial da Matola, das cerimónias centrais do Dia Mundial da Prematuridade que decorre sob o lema: “Pequenas acções, GRANDE IMPACTO - Contacto imediato pele a pele, para todos os bebés, e em todos os lugares”. O evento foi dirigido pelo Vice-Ministro da Saúde, Ilesh Jani.

Na ocasião, Judith Mussácula realçou que o lema escolhido este ano remete-nos a uma reflexão sobre os cuidados a tomar, de modo que não haja separação da mãe ao seu bebé, começando pelos cuidados a serem tomados pela gestante durante o pré-natal e no contacto físico da mãe com o prematuro desde a nascença. Anotou que a Província tem promovido várias actividades inseridas na promoção da Saúde da Mulher e criança, visando o bem-estar da população.

A Secretária de Estado partilhou que na Província de Maputo, até nos primeiros nove meses do presente ano, 2023, nasceram 700 bebés prematuros, dos quais 154 (22%) morreram devido a várias complicações associadas à prematuridade.

"Por isso, encorajamos a contínua promoção e divulgação nas nossas unidades sanitárias de sessões de palestras, cartazes, consultas especializadas, campanhas e outras actividades para orientar melhor as nossas comunidades sobre o período adequado a gerar uma vida. Assim, queremos apelar especialmente às mulheres adolescentes e também as com idade superior a 35 anos, a aproximarem-se aos cantinhos nas escolas ou às Unidades Sanitárias para se beneficiarem do aconselhamento sobre os factores de risco concorrentes para o nascimento dum bebé prematuro", referiu Judith Mussácula.

O Dia Mundial da Prematuridade na Província de Maputo foi marcado por uma visita ao berçário e entrega do enxoval aos bebés prematuros no Hospital Provincial da Matola. (Fonte: G.I. da Secretária de Estado)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque