Judith Mussácula inaugura 11 salas de aula no Posto administrativo da Matola Rio

A Secretária de Estado na Província de Maputo, Judith Emília Leite Mussácula Faria, inaugurou na manhã do dia 26 de Outubro de 2023, na Escola Primária de Mavoco, Posto Administrativo de Matola Rio, distrito de Boane, onze (11) salas de aula.

Para além das (onze) 11 salas de aula, inaugurou igualmente três (3) blocos administrativos, três (3) blocos de sanitários (para alunos e professores) e um (1) furo de água na Escola Primária de Beluluane Km 24, Mavoco e Tetene, respectivamente. Estas infraestruturas escolares foram construídas com o apoio financeiro da organização “No Poor Among Us”, parceiro no sector da educação.

Na ocasião, Judith Mussácula realçou que estas infra-estruturas escolares irão contribuir para melhoria das condições de ensino e aprendizagem de 1.200 alunos, das comunidades de Beuluane Km 24, Mavoco e Tetene, que estudavam em condições precárias.

A Secretária de Estado fez saber que esta iniciativa enquadra-se nos esforços do Conselho Executivo Provincial de aumentar o acesso ao ensino secundário e aproximar os serviços sociais básicos às populações através da construção de mais escolas secundárias e expansão do Programa de Ensino Secundário à Distância (PESD).

Aos membros do Conselho de Escola, pedimos que participem com empenho e dedicação na vida da escola. Aos estimados pais e encarregados de educação, apelamos para redobrarem os esforços de acompanhamento da escolarização dos nossos alunos, apesar de reconhecermos que a grande responsabilidade nesta tarefa cabe à escola. Devemos apostar igualmente no combate aos casamentos prematuros e gravidez precoce, visto que são os principais obstáculos de acesso e retenção da rapariga na escola e que contribuem negativamente no empoderamento da mulher na província”, destacou Judith Mussácula.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque