Parte da população de Matutuine passa a consumir água potável

O Governador da Província de Maputo, Júlio Parruque, inaugurou no dia 27 de Novembro de 2023, dois (2) Sistemas de Abastecimento de água (SAA) em Matutuine, nomeadamente em Bedjile e de Katembe N’Sime, onde o último está equipado com um Sistema de dessalinização para que a população passe a consumir água potável.

Trata-se de novos sistemas de abastecimento de água equipados por painéis solares que foram construídos no âmbito do Programa de Abastecimento de Água e Saneamento Rural, (PRONASAR), num investimento global de cerca de 122.986.931,83 milhões de meticais, beneficiando a cerca de 14.630 pessoas.

Foram inaugurados um total de seis Sistemas de Abastecimento de Água, dos quais quatro (4) com unidades dessalinizadoras, construídos com financiamento do FCDO e da USAID visando impulsionar o desenvolvimento económico, melhorar a saúde e contribuir para a elevação do número de pessoas com acesso a água potável na província de Maputo.

Júlio Parruque, felicitou a população pela água que à partir de daquela data passa a jorrar nas torneiras das suas casas, tendo referido que aquele era o presente do Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, que incansavelmente engaja-se no investimento de infraestruturas para o melhoramento das condições de vida dos moçambicanos.

O governante enfatizou que a instalação da infraestrutura dessalinizadora em Katembe Nsime, onde o lençol freático é salobre, é a prova inequívoca do compromisso do governo em prover água potável para consumo humano, rega dos campos e abeberramento do gado.

(Fonte: G.I. do Governador de Maputo)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque