Parte da população de Matutuine passa a consumir água potável

O Governador da Província de Maputo, Júlio Parruque, inaugurou no dia 27 de Novembro de 2023, dois (2) Sistemas de Abastecimento de água (SAA) em Matutuine, nomeadamente em Bedjile e de Katembe N’Sime, onde o último está equipado com um Sistema de dessalinização para que a população passe a consumir água potável.

Trata-se de novos sistemas de abastecimento de água equipados por painéis solares que foram construídos no âmbito do Programa de Abastecimento de Água e Saneamento Rural, (PRONASAR), num investimento global de cerca de 122.986.931,83 milhões de meticais, beneficiando a cerca de 14.630 pessoas.

Foram inaugurados um total de seis Sistemas de Abastecimento de Água, dos quais quatro (4) com unidades dessalinizadoras, construídos com financiamento do FCDO e da USAID visando impulsionar o desenvolvimento económico, melhorar a saúde e contribuir para a elevação do número de pessoas com acesso a água potável na província de Maputo.

Júlio Parruque, felicitou a população pela água que à partir de daquela data passa a jorrar nas torneiras das suas casas, tendo referido que aquele era o presente do Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, que incansavelmente engaja-se no investimento de infraestruturas para o melhoramento das condições de vida dos moçambicanos.

O governante enfatizou que a instalação da infraestrutura dessalinizadora em Katembe Nsime, onde o lençol freático é salobre, é a prova inequívoca do compromisso do governo em prover água potável para consumo humano, rega dos campos e abeberramento do gado.

(Fonte: G.I. do Governador de Maputo)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Director Provincial do STAE confere posse aos técnicos de Magude

Bairro Ndixe conta com mais um furo

Shafee Sidat reitera o seu compromisso no desenvolvimento do Município de Marracuene