Secretária de Estado na Província de Maputo dirige o II Fórum Provincial de Amêndoas na Manhiça

A Secretária de Estado na Província de Maputo, Judith Emília Leite Mussácula Faria, dirigiu na manhã do dia 22 de Novembro corrente, no distrito de Manhiça, o II Fórum Provincial de Amêndoas, que se realiza sob o lema: “Transformar vidas, aumentando a renda das famílias”, com vista a juntar sinergias  na procura de soluções para o aumento da produção e produtividade das amêndoas, bem como a condução das cadeias de valor completas.

Na ocasião, Judith Mussácula realçou que a conjuntura actual das cadeias de valor do cajú e da macadâmia, caracterizadas pela oscilação expressiva de preços no mercado internacional com impacto no mercado doméstico, tem suscitado a necessidade de reforçar a coordenação multisectorial e público/privado para estabelecer sinergias e melhorar continuamente a sua produtividade, competitividade e sustentabilidade.

A Secretária de Estado recordou que na última campanha de comercialização da castanha de cajú (2022/2023), a província comercializou cerca de 518 toneladas de castanha de caju, a um preço medio de 44,00 Mt, cujo impacto económico direccto se resume em cerca de 22.792.000,00Mt de renda bruta para as 1.649 famílias produtoras. Anotou que, relativamente à macadâmia, uma cultura de rendimento emergente, também tem estado a crescer, contando actualmente com 15 empresas que empregam 473 trabalhadores, e 04 produtores, que na campanha 2021-2022 produziram e exportaram 109 toneladas.

Por isso queremos encorajar a todos para que façam o processamento localmente de modo a adicionarem valor ao produto. Queremos exortar a todos produtores das amêndoas e a todos processadores para que continuem a trabalhar para o aumento da produção e produtividade de modo que aumente a renda das famílias”, referiu Judith Mussácula.

À margem do evento, foram assinados memoranduns entre o Instituto de Amêndoas Delegação Provincial e o Fundo da Paz e Reconciliação Nacional Delegação Provincial, com objectivo de estabelecer uma parceria para a produção de amêndoas (caju e macadamia) em todos os distritos da Província de Maputo, com envolvimento de combatentes.

O II Fórum Provincial de Amêndoas contou com a participação de todos actores das cadeias de valor das amêndoas que inclui produtores primários, produtores comerciais, associações de produtores, cooperativas da área do caju, associação industrial e comercial do caju, exportadores de castanha, processadores de castanha, parceiros de cooperação e governo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque