Conselho Consultivo do Distrito de Boane saúda as realizações do governo

Sob direcção da Excelentíssima Guilhermina Gaspar Kumaghwelo, administradora do distrito de Boane, realizaou-se na manhã do dia 29 de Novembro de 2023, a 2ª Sessão Ordinária do Cpnselho Consultivo do Distrito de Boane, na sala de sessões do governo.

Na ocasiõa, os membros do CCD apreciaram o Balanço do PESOD, refernte aos últimos 9 meses do ano em curso, onde foram unânimes ao reconhecer o bom desempenho do governo no período em alusão e apreciaram positivamente as realizações do executivo distrital, que apesar do cenário das inundações ocorridas no mês de Feverreiro do ano em curso, alcançou níveis de crecimento satisfatórios em quase todas as prioridades e pilares.

Dentre várias realizações, destacou-se o trabalho levado a cabo na área da Educação, no âmbito da melhoria das condições de ensino-aprendizagem, com a construção de mais salas de aula, blocos administrativos e sanitários nas escolas do distrito. Só neste ano, foram iniciadas e concluidas 17 salas de aula nas escolas de Beleluane Km 24, Mavoco, Tetene e Machauchau, e ainda em construção 10 salas nas EPC’s de Vunguine, Tchonissa e Gumbane.

Na área da Saúde, foram reabilitados e apliados Blocos de maternidade, com compartimentos que vão oderecer serviços completos de assistencia as parturientes e aos recém nascidos.

Saudameos ao governo pelo esforço nesse trabalho conjunto, perspectivando a celeridade no processo de provisão de água nas povoações da localidade de Mulotana e construção de infra-estruturas escolares em Zilinga”. Vincaram os membros do CCD, apelando ao governo a continuar a atrair mais parcerias para dar continuidade no cumprimento do plano de governação que prevê a expansão dos serviços básicos e seenciais às comunidades.

Reagindo, os membros do governo, reafirmaram o seu compromisso em continuar a trabalhar para resolver os problemas das comunidades e deixaram garantias sobre o curso do projecto de construção de um Centro Distribuidor em Mulotana-Sede, que vem resolver a problemática de falta de água naquela localidade e que este projecto está em andamento e contará com o financiamento do Banco Mundial.

Igualmente, afirmaram categoricamente que já existia parceiro para construção de infra-estruturas escolares na povoação de Zilinga.

Ademais, outro aspecto de destaque na informação prestada pelo governo, é a expansão da rede eléctrica, facto aclamado pelos membros do CCD e encorajaram a instituição a continuar a trabalhar para levar energia para todos.

Kumaghwelo, reconheceu e agradeceu o empenho do membros do CCD na divulgação das realizações do governo nas comunidades e desafiou os mesmos a continuar a ser o elo entre o governo e a comunidade. Chamou ainda atenção para maior vigilância em relação a época chuvosa e sensibilização as populações para acatar às orientções emanadas pelas entidades competentes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque