Guilhermina Kumaghwelo enaltece a realização da Campanha Internacional de Combate à Violência Contra Mulheres e Meninas

 

Numa cerinônia dirigida por Jorge Ferreira, Inspector Geral, em representação de Sua Excelência Ministra da Justiça Assuntos Constitucionais e Religiosos, Guilhermina Gaspar Kumaghwelo, Administradora do Distrito de Boane, para além de agradecer a escolha do Município da Vila Sede, como palco das celebrações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, enalteceu as actividades realizadas no âmbito da Campanha Internacional de Combate contra Violência de Mulheres e Meninas, 16 Dias de Activismo contra a Violência Baseada no Género, e afirmou que o respeito pelos Direitos Humanos passa necessariamente pela erradicação da violência baseada no género.

Kumaghwelo, reafirma que Boane continua engajado na luta em prol dos Direitos Humanos através dos diferentes órgãos de actuação existentes em respeito aos vários instrumentos legais aprovados para  salvaguarda dos Direitos Humanos, bem como para a protecção da mulher e da rapariga, sendo exemplo disso, as Leis contra a Violência Doméstica, contra as Uniões Prematuras, de Promoção e Protecção dos Direitos da Criança.

Refira-se que, no presente ano o Gabinete de Atendomento à Família e Menores Vítimas de Violência Doméstica, já registou 147 casos, destacando 97 de violência física simples e 30 psicológica, onde54 foram remetidos ao ministério público.

A Chefe do Executivos Distrital, traduzindo o lema da efeméride em referência: “Dignidade, Liberdade e Justiça para todos”. Disse que a dignidade para a pessoa humana passa necessariamente do registo de nascimento, pois, é através dele que o cidadão adquire a cidadania, a nacionalidade e o direito ao acesso de outros serviçõs sociais. “Neste âmbito, Boane tem se engajado para garantir o registo a todos cidadãos...”, reiterou a governante. Acrescentando que só nos últimos nove meses do ano 2023, Boane já efectuou 6.702 registos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque