Judith Mussácula dirige Conselho Hospitalar da Província de Maputo

Judith Emília Leite Mussácula Faria, Secretária de Estado na Província de Maputo, dirigiu no dia 11 de Dezembro de 2023, no Distrito de Marracuene, o Conselho Hospitalar Provincial, sob o lema: “Por uma assistência hospitalar segura e com qualidade centrada no utente”. 
O órgão junta gestores dos hospitais e outros responsáveis de nível provincial e distrital, aos quais, a Secretária de Estado orientou para que  melhorem os indicadores de partos institucionais e outros de qualidade hospitalar, aumentando o nível de satisfação dos utentes.
Na ocasião, a dirigente partilhou que durante os primeiros nove meses do presente ano, 2023, foram registados um total de 43.645 partos institucionais e notificadas 21 mortes maternas, contra 24 ocorridas no ano passado. Apontou que do encontro devem sair propostas de soluções sobre várias matérias, como a situação dos blocos operatórios; a atenção ao atendimento da pessoa idosa e albina e as mortes maternas.
Judith Mussácula registou com satisfação um conjunto de acções realizadas nos últimos meses para o fortalecimento do sistema de saúde, especialmente na rede sanitária da província, como: Distribuição de 12 ambulâncias nos últimos quatro anos para evacuação de doentes; Distribuição de equipamento de protecção individual para todas as unidades sanitárias; Investimentos na construção e manutenção de hospitais; Provisão de produtos farmacêuticos, diagnóstico e à melhoria de cuidados médicos na assistência às emergências bem como o aumento da capacidade de internamento que passou de 1.038 camas em 2020 para 1.072 camas em  2023.
À margem do Conselho Hospitalar provincial, a Secretária de Estado na Província de Maputo procedeu a entrega de 4 viaturas, das quais três da Saúde e uma do Balcão de Atendimento Único (BAÚ). As três viaturas do sector da Saúde foram alocadas aos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social de Boane, Manhiça e Matola.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque