Província de Maputo acolhe reunião de estabelecimento de Comités de Supervisão Regional Sul

O evento teve lugarno dia 13 de Dezembro de 2023, na Cidade da Matola, e foi dirigido pelo Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, que na ocasião referiu que mais de 12 milhões de pessoas vivendo nas zonas rurais já se beneficiam de água potável, com a construção de mais de 2400 Sistemas de Abastecimento de Água.
De acordo com o governante, o sucesso deve-se a construção de mais de 2400 sistemas de abastecimento de água, 18 mil fontes de captação, para além da realização de actividades de promoção de higiene e saneamento, no âmbito da implementação do Programa Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento Rural (PRONASAR).
Carlos Mesquita enfatizou ser desafiante, sobretudo necessário acelerar as acções para o alcance das metas de cobertura universal de abastecimento de água potável até 2030, ainda aquém do previsto, pois, nas zonas rurais, onde reside a maior parte da população moçambicana, a cobertura de água potável situa-se em 57% e com o saneamento seguro a 32%. 
Por seu turno, o anfitrião do evento, Governador da Província de Maputo, Júlio Parruque, considerou que, através do PRONASAR, o governo conseguiu materializar um dos grandes desígnios da governação descentralizada provincial, transferindo as competências do Governo Central para o Governo Local, sendo o PRONASAR um programa de referência a seguir. 
“Por isso que queremos afirmar que estão criadas as condições para uma acção em bloco para a garantia da assistência às nossas comunidades provendo água potável de qualidade para a melhoria do saneamento do meio, caminho certo para alcançar a cobertura universal a todas as comunidades até 2030”, concluiu Júlio Parruque.
Importa referir que o orçamento anual para a implementação do PRONASAR situa-se na ordem de 50 milhões dólares norte-americanos, assegurado através do Orçamento do Estado e dos parceiros de cooperação que actuam no subsector. E para efeitos de formalização, o Carlos Mesquita e Júlio Parruque assinaram os termos de Estabelecimento dos Comités de Supervisão Provincial. (Fonte: Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Maputo)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque