Judith Mussácula dirige abertura do ano lectivo de formação profissional

 

A Secretária de Estado na Província de Maputo, Judith Emília Leite Mussácula Faria, dirigiu no dia 21 de Fevereiro de 2024, na Matola, a cerimónia de abertura do ano lectivo da formação profissional 2024, nos Centros de Formação Profissional do IFPELAC sob o lema: "Pela Padronização e Qualidade da Formação Profissional em Moçambique". 

Na ocasião, a Secretária de Estado na Província de Maputo, referiu que o Governo reitera o compromisso de assegurar cada vez mais, acesso ao centro de formação profissional. Anotou que para o presente ano, a Delegação Provincial do IFPELAC de Maputo, tem o desafio de formar 1.350 pessoas com o objectivo de dotar jovens de competências técnicas para o primeiro emprego e auto emprego e capacitar trabalhadores para o seu crescimento profissional, por forma a se tornarem competitivos no mercado de trabalho, que hoje se apresenta muito desafiante.

Judith Mussácula fez saber que a província de Maputo, conta actualmente com *02* Centros de Formação Profissional e duas Unidades Móveis de Formação Profissional, cujas qualificações cobrem diversas áreas tais como: das Industrias, Construção Civil, Sector Terciário e de Administração Laboral.

A Secretária de Estado partilhou igualmente, que durante o ano 2023, 1.286 cidadãos beneficiaram-se de acções de Formação Profissional nas diversas especialidades, dos 429 planificados, sendo 968 homens e 318 mulheres. 

"Foi introduzida a Formação em Electricidade Industrial, no Centro de Formação Profissional do Fomento, e com apoio dos parceiros, foram atribuídas *62 bolsas* de formação profissional, nas especialidades de Pintura de edifícios, Electricidade instaladora e Culinária. Exortamos as raparigas para que concorram em cursos industriais de modo que se ampliem mais as suas oportunidades de acesso ao emprego. Aos formandos, uma palavra de encorajamento e de exortação a responsabilidade e espírito empreendedor.  Saibam usar as vossas competências para criação de auto-emprego para poderem empregar outros compatriotas", frisou Judith Mussácula.

A governante destacou o papel preponderante do sector produtivo, Conselho Empresarial Provincial e privado, no contributo para a empregabilidade dos jovens, ao abrirem as portas das empresas para receberem recém-formados para a realização de estágios pré-profissionais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque