Manuel Tule dirige IV sessão ordinária do Conselho Executivo da Província de Maputo

 

O Governador da Província de Maputo, Manuel Tule, dirigiu no dia 27 de Fevereiro de 2024, a IV Sessão Ordinária do Conselho Executivo Provincial de Maputo, realizada na Sala de Sessões do Órgão, para apreciar e deliberar sobre os seguintes pontos de agenda: 

1. Apreciação e aprovação da conta de gerência do Conselho Executivo Provincial de Maputo (CEPM).  No geral, a execução na cobrança de Receitas Próprias foi de 67.65% e a Despesa realizada atingiu 86,47%, o que se considera um bom desempenho. De salientar que a despesa global cresceu em 11,30% quando comparado com o ano de 2022. 

2. Ponto de situação da produção da macadâmia na Província de Maputo. 

A macadâmia é uma cultura emergente em Moçambique, com grande valor comercial e potencial de gerar divisas ao País. Ocupa a 16ª posição em termos de produção mundial. A Província de Maputo contribui com 15% na produção nacional, com uma área explorada de 1.638,4 ha.

Assim, o órgão deliberou o estabelecimento de um viveiro de produção de mudas; organizar os produtores em cooperativas para  facilitar a comercialização; atrair mais investidores para o processamento.

3. Apresentação da proposta dos termos de referência das visitas de governação local aos distritos I edição 2024 e as visitas de Governação Local irão decorrer à partir do mês de Março nos 8 Distritos com dois principais objectivos: apresentação do Governador da Província de Maputo e aferir o nível de desempenho dos respectivos Planos Quinquenais.

4. Situação prevalecente do abastecimento de água na Província de Maputo.

Actualmente, a Província conta com uma taxa de cobertura, na zona rural, de 77% para Abastecimento de água e 47 % para saneamento; 

Segundo a projecção do INE a Província conta com um universo de 2.479.809 hab dos quais 710.791hab é população rural, que necessita de 2,370 fontes, sendo que actualmente a província tem uma cobertura 867 fontes operacionais com um défice de 1.501 fontes.

Para colmatar este défice, o CEP tem como prioridade a transformação de alguns furos existente em Sistemas Multiusos nas zonas onde há um crescimento exponencial da população rural, assim como a construção de sistemas dessalinizadores.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Director Provincial do STAE confere posse aos técnicos de Magude

Bairro Ndixe conta com mais um furo

Shafee Sidat reitera o seu compromisso no desenvolvimento do Município de Marracuene