Calisto Cossa preside Sessão do Comitê Operativo de Emergência

O Administrador do Distrito de Matutuíne, Calisto Cossa, recentemente apresentado, por Manuel Tule, Governador da Província de Maputo, presidiu no dia 25 de Março de 2024, no Posto Administrativo de Bela-Vista, a III sessão do Comitê Operativo de Emergência (COE), no âmbito da avaliação preliminar do impacto da queda das águas fluviais que nos últimos dias 23 e 24 de Março de 2024, que assolou a Cidade e Provincia de Maputo.

Destaca-se que o governante, avaliou de forma crítica e preocupante, as situações decorrentes das calamidades naturais, caracterizadas não só por alagamento, intransitabilidade e condicionamento das vias de acesso nalguns pontos do distrito (Bela-Vista/ Catuane - via Localidade de Tinonganine), sobretudo, por destruição de 820 hectares de culturas diversas (Bela-Vista, Catuane e Zitundo), inundações de 283 hectares de pastagem, de 27 currais e de 1 tanque de caracicida (Catuane). Foram ainda, afectadas neste ponto da Província de Maputo, pouco mais de 970 famílias.

Num outro desenvolvimento, o dirigente visitou algumas instituições públicas "Serviços Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social e; de Planeamento e Infraestruturas", com o objectivo de estabelecer contacto com membros de direcção das instituições e aferir o grau de funcionamento destas. Cossa, que dirigiu o Município de Matola de 2014 à 2024, substituiu por Despacho n°258/2024 de 15 de Março, de Ana Comoane, Ministra de Administração Estatal e Função Pública, Juliana Mwitu, nomeada recentemente Administradora do Parque Nacional de Magoe, na Província de Tete.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque