INGD cria 27 centros de acomodação em resposta aos efeitos das chuvas

Em face da ocorrência de chuvas na região sul do País, 9895 casas encontram-se inundadas, desalojando seus ocupantes. Em resposta, o INGD criou 27 centros de acomodação, nos quais estão abrigadas mais de sete mil pessoas.

O INGD também está a garantir assistência alimentar e não alimentar às vítimas, para além de estar no terreno a levar a cabo várias outras acções, que incluem resgate, reabilitação de sistemas de abastecimento de água e elaboração de plano de recuperação das infra-estruturas que sofreram danos.

Esses dados foram transmitidos a Presidente do INGD, Luísa Celma Meque, pela Directora do Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE), Ana Cristina. Ana Cristina aproveitou o ensejo para apresentar o balanço definitivo da passagem da tempestade tropical “Filipo”.

O fenómeno causou, segundo a dirigente, dois óbitos e 85 feridos, mas afectou um total de 58.176 pessoas, o correspondente à cerca de 11 mil famílias. Em termos de danos materiais, provocou a destruição parcial de 1774 casas, tendo outras 456 ficado totalmente destruídas. Afectou ainda 541 salas de aula e 75 unidades sanitárias.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque