Judith Mussácula reúne-se com o Centro Operativo de Emergência da Província de Maputo

A Secretária de Estado na Província de Maputo, Judith Emília Leite Mussácula Faria, orientou no dia 25 dse Março de 2024), na Matola, a VI Sessão do Centro Operativo de Emergência na Província de Maputo. A Sessão contou com a presença do Governador da Província de Maputo, Manuel Tule, membros do Conselho  dos Serviços de Representação do Estado e do Conselho Executivo Provincial de Maputo, bem como os membros do COE.

Dentre as várias matérias  abordadas nesta sessão, destaca-se: o balanço preliminar face a forte precipitação que se regista na Província de Maputo nos últimos dias. A Chefe do Conselho dos Serviços de Representação do Estado na Provincia de Maputo recomendou ao INGD para continuar a fazer o levantamento das famílias afectadas pelas inundações, bem como as infraestruturas sociais para o apuramento da situação concreta.

Igualmente, recomendou ao INGD e às equipas multissectoriais do COE na Província de Maputo, a trabalhar em coordenação para salvar a vida da população. Ainda esta segunda-feira, Judith Mussácula escalou o Bairro da Matola "A", Município da Matola, para aferir "in loco" os estragos causados pelas chuvas fortes.

"Estamos preocupados com algumas das nossas populações, que vivem no decurso da água, é o caso da população que esta a residir na Matola "A", onde nós fomos verificar, temos lixo naquela área como as imagens ilustram. E vamos continuar a monitorar e a conversar, para ver o que iremos fazer daqui em diante para aquela nossa população, para que não façamos o mesmo vai vem, todos os anos quando chega esta época chuvosa. A nossa prioridade é salvar vidas da nossa população e levá-los para os locais mais seguros. E estamos a aprovisionar alimentos e neste momento na Matola temos 6 centros de acolhimento transitórios e estamos a montar as equipes de saúde para controlar a situação da conjutivite e outras doenças" referiu a governante.

De seguida, a Secretária de Estado da Província de Maputo visitou o Centro de Acomodação transitório das vítimas das inundações no Instituto Industrial e Comercial da Matola, onde distribuiu kits de produtos alimentares e de higiene constituidos por bolachas, sumo, leite, água, sabão, massa esparguete, óleo da cozinha, entre outros produtos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque