Judith Mussácula reúne-se com o Centro Operativo de Emergência da Província de Maputo

A Secretária de Estado na Província de Maputo, Judith Emília Leite Mussácula Faria, orientou no dia 25 dse Março de 2024), na Matola, a VI Sessão do Centro Operativo de Emergência na Província de Maputo. A Sessão contou com a presença do Governador da Província de Maputo, Manuel Tule, membros do Conselho  dos Serviços de Representação do Estado e do Conselho Executivo Provincial de Maputo, bem como os membros do COE.

Dentre as várias matérias  abordadas nesta sessão, destaca-se: o balanço preliminar face a forte precipitação que se regista na Província de Maputo nos últimos dias. A Chefe do Conselho dos Serviços de Representação do Estado na Provincia de Maputo recomendou ao INGD para continuar a fazer o levantamento das famílias afectadas pelas inundações, bem como as infraestruturas sociais para o apuramento da situação concreta.

Igualmente, recomendou ao INGD e às equipas multissectoriais do COE na Província de Maputo, a trabalhar em coordenação para salvar a vida da população. Ainda esta segunda-feira, Judith Mussácula escalou o Bairro da Matola "A", Município da Matola, para aferir "in loco" os estragos causados pelas chuvas fortes.

"Estamos preocupados com algumas das nossas populações, que vivem no decurso da água, é o caso da população que esta a residir na Matola "A", onde nós fomos verificar, temos lixo naquela área como as imagens ilustram. E vamos continuar a monitorar e a conversar, para ver o que iremos fazer daqui em diante para aquela nossa população, para que não façamos o mesmo vai vem, todos os anos quando chega esta época chuvosa. A nossa prioridade é salvar vidas da nossa população e levá-los para os locais mais seguros. E estamos a aprovisionar alimentos e neste momento na Matola temos 6 centros de acolhimento transitórios e estamos a montar as equipes de saúde para controlar a situação da conjutivite e outras doenças" referiu a governante.

De seguida, a Secretária de Estado da Província de Maputo visitou o Centro de Acomodação transitório das vítimas das inundações no Instituto Industrial e Comercial da Matola, onde distribuiu kits de produtos alimentares e de higiene constituidos por bolachas, sumo, leite, água, sabão, massa esparguete, óleo da cozinha, entre outros produtos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Shafee Sidat reitera o seu compromisso no desenvolvimento do Município de Marracuene

Director Provincial do STAE confere posse aos técnicos de Magude

Governador de Maputo confere posse a nova Directora Provincial da Educação e Assessora Económica do Governador da Provincia