Gabriel Monteiro exige celeridade na criação e equipamento dos Comités Locais de Gestão do Risco de Desastres

O Vice-Presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), Gabriel Belém Monteiro, abordou no dia 19 de Abril de 2024, em Boane, província de Maputo, os desafios e estratégias para acelerar a criação, capacitação, revitalização e equipamento dos Comités Locais de Gestão do Risco de Desastres (CLGRD) nas regiões Centro e Norte do país.

Na ocasião, Monteiro expressou preocupação com o andamento do programa financiado pelo Banco Mundial, que visa fortalecer a capacidade de prontidão e resposta do país aos desastres naturais. Ele ressaltou que, apesar dos esforços, apenas 1023 dos 1500 CLGRD planeados foram estabelecidos até o momento, com apenas 300 deles equipados.

Monteiro destacou a importância de acelerar o processo de capacitação e equipamento dos CLGRD, especialmente diante do prazo iminente para o encerramento do programa, agendado para 30 de Junho de 2024.

O vice-presidente do INGD convocou o encontro de dois dias para discutir estratégias de maior engajamento e mobilização dos governos locais e das comunidades na implementação dos CLGRD. Ele enfatizou a importância de uma participação franca e aberta dos participantes para garantir o sucesso do programa.

Monteiro concluiu sua intervenção lembrando a urgência de encontrar soluções eficazes para mitigar os efeitos cada vez mais severos das mudanças climáticas, que afectam a população moçambicana ano após ano.

Refira-se que a reunião contou com a presença de autoridades locais, líderes comunitários, membros dos CLGRD, parceiros de cooperação e representantes da AJOAGO.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque