Judith Mussácula dirige I Sessão Ordinária do Plenário Provincial do CIADAJ

A Secretária de Estado na Província de Maputo, Judith Emília Leite Mussácula Faria, dirigiu no dia 23 de Abril de 2024, na Matola, a I Sessão Ordinária do Plenário Provincial do Comité Intersectorial de Apoio ao Desenvolvimento de Adolescentes e Jovens - CIADAJ.

A Sessão teve os seguintes temas de agenda:

1. Grau de Cumprimento das Decisões deixadas na II Sessão Ordinária em 2023;

2. Balanço do Plano de Accão de Implementação da Política da Juventude -PAIPJ 2023 e I Trimestre de 2024;

3. Ponto de Situação do FAIJ;

4. Balanço dos Resultados dos Seminários de Indução de Implementação sobre os Assuntos da Juventude-2021/2023.

Na ocasião, a Secretária de Estado recomendou a adopção e implementação de acções concretas para estancar o consumo excessivo do álcool e drogas ilícitas.                   

Constatou-se ainda a grande preocupação dos jovens na atribuição de títulos de Direito de Uso e Aproveitamento da Terra (DUAT), devendo este processo ser transparente e monitorado. Foi nesta senda que a Presidente do órgão, recomendou para que se apresentasse a lista dos jovens que já se beneficiaram de terra. No que diz respeito ao Fundo de Apoio a Iniciativas Juvenis, a governante entende que os beneficiários precisam de estar conscientes da necessidade de devolução dos valores atribuídos, para poder beneficiar outros jovens.

O evento foi antecedido pela assinatura de um Memorando de Entendimento entre o Serviço Provincial de Justiça e Trabalho e a Beleza Mozambique, Limitada com finalidade de conjugar sinergias para a promoção da inserção e jovens recém formados no mercado de trabalho, através da realização de um treinamento,  estágio pré-profissional nas unidades produtivas e atribuição de alguns kits de auto-emprego aos melhores classificados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque