Naldo Horta dirige Cerimónia de Graduação de 40 Técnicos do Instituto Superior de Educação e Tecnologia One World – Namaacha

O Director de Gabinete do Secretário de Estado na Província de Maputo, Naldo de Nascimento Manuel Horta, em Representação de Sua Excelência Secretária de Estado na Província de Maputo, Judith Emília Leite Mussácula Faria, dirigiu no dia 12 de Abril de 2024, no Distrito de Namaacha, a XIII Cerimónia de Graduação de 40 técnicos do Instituto Superior de Educação e Tecnologia – One World.                                                                                                                                                    

Trinta e cinco são licenciados em diversas áreas do saber, nomeadamente: 14 Licenciados em Desenvolvimento Comunitário, dos quais, 10 são do sexo feminino; 19 Licenciados em Pedagogia, sendo que destes 11 são do sexo feminino; 2 Licenciados em Ensino de Português, sendo 1 do sexo feminino, e 5 Mestres em Pedagogia e Didáctica, sendo que destes 2 são do sexo feminino.

O Director de Gabinete realçou que a visão do Governo sobre a formação de quadros assenta no princípio da expansão, equilíbrio e qualidade na produção de conhecimentos científicos, que serão aplicados de forma criativa e multiplicadora, na resolução de problemas que afectam o País, em geral e, a Província de Maputo, em particular.

Naldo Horta referiu que as instituições do ensino superior devem ser o motor galvanizador e solucionador dos problemas locais através do conhecimento, pesquisa e investigação. Este saber deve oferecer conhecimentos e competências teóricas e técnicas muito específicas e necessárias para que, após o estudante se graduar, seja a solução do problema local, dando acesso directo ao mundo do trabalho e a criação do auto-emprego.

O Director de Gabinete recordou que a Província de Maputo conta actualmente com 14 Instituições de Ensino Superior, das quais 4 públicas, contando com um universo de 16.879 estudantes.

"Sois desafiados a empenharem-se afincadamente na busca de soluções locais, a emprestar todo vosso saber e conhecimento durante o exercício das vossas funções, assim como a trabalhar arduamente na busca incessante das qualificações necessárias e na melhoria da qualidade de vida das populações onde estais inseridos, no País e no Mundo, visto que estamos num contexto de adopção de um espírito empreendedor assente na criação do auto-emprego", destacou.

 "Actualmente, o Ensino Superior é um subsistema que, com a expansão de instituições de ensino superior aliada a necessidade de harmonização do mesmo a nível provincial, nacional, regional e internacional, nos sugere o cumprimento de mecanismos que assegurem a melhoria da qualidade e relevância dos serviços prestados", referiu acrescentou Naldo Horta.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque