Roque Silva defende soluções definitivas para as inundações urbanas na Matola

O Secretário-Geral da FRELIMO, Roque Silva, defendeu no dia 11 de Abril de 2024, que o Município da Matola deve encontrar uma solução coordenada e definitiva para o problema das inundações urbanas que, frequentemente, assolam alguns bairros residenciais desta autarquia, durante a época chuvosa.

O apelo foi feito, na manhã de hoje, durante a visita que Roque Silva efectuou aos bairros Tsalala e Malhampswene, para se inteirar da situação porque passam algumas famílias afectadas pelas inundações, causadas pelas chuvas que têm estado a assolar a região sul do país.

Na ocasião, o Secretário-Geral da FRELIMO referiu que a solução deste problema deve ser encontrada pelas autoridades municipais com a colaboração de toda a população da Matola, através de uma comunicação mais aberta e respeito às posturas urbanas.

Viemos confortar a população afectada pelas inundações, por um lado, e, por outro, apelar as autoridades municipais em colaboração com a população a buscarem soluções seguras para este problema cíclico”, disse Roque Silva.

Num outro contexto, o Secretário-Geral da FRELIMO mostrou-se agastado pelo facto de algumas habitações e outras infra-estruturas inundadas pelas águas das chuvas terem sido erguidas em corredores naturais de água.

Roque Silva afirmou, no entanto, que a ideia não é procurar culpados pelo facto de nesta autarquia terem sido erguidas habitações em zonas propensas a inundações, mas buscar uma solução para que esse problema seja resolvido e, doravante, este erro não continue.

O nosso papel como partido que está no poder,  é incentivar o Governo e os municípios a identificação de soluções seguras para o problema das inundações urbanas propiciando que a população viva em situação segura e de qualidade”, afirmou Roque Silva.

Para o efeito, Roque Silva disse ser imperioso que cada um faça e faça bem a sua parte nomeadamente, as autoridades municipais, os órgãos de comunicação social, as organizações da sociedade civil e a população em geral.

Durante a permanência no Município da Matola, o Secretário-Geral da FRELIMO visitou o Centro de Acolhimento Transitório da Escola Primária Completa 08 de Março, onde interagiu com os afectados pelas inundações e procedeu a entrega de um donativo composto por diversas quantidades de produtos alimentares e de higiene, entre os quais, quinhentos quilos de feijão, seis toneladas e duzentos e cinquenta quilos de farinha de milho, óleo alimentar, cem embalagens de açúcar, quinhentos quilos de sal e duzentas unidades de sabão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque